Projeto Solar Impulse é tema
de palestra de André Borschberg
25/10/2013 - 15:34
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“O projeto Solar Impulse não tem por meta revolucionar a aviação, mas sim a mentalidade das pessoas. A sociedade precisa pensar em preservar e não em produzir mais e mais. Nosso desafio é buscar a redução do consumo de energia, mantendo a mesma qualidade de vida”. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira (25) por um dos idealizadores do projeto, o engenheiro mecânico e piloto suíço André Borschberg. Ele ministrou palestra para um grupo formado por docentes, estudantes, pesquisadores e convidados no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O Solar Impulse é o primeiro avião movido exclusivamente a energia solar, projetado para voar também durante a noite.
Durante a conferência, incluída nas ações de comemoração dos 150 anos do Solvay Group, proprietário da Rhodia, Borschberg falou sobre os desafios da construção da aeronave, que está na segunda versão. De acordo com ele, para concretizar o projeto foi preciso demonstrar muita perseverança e promover a união de especialistas de diversas áreas e nacionalidades. “No início, não tínhamos nada além de uma ideia e da vontade de realizá-la. Isso foi positivo, pois não nos prendemos a fórmulas prontas. Quando procuramos a primeira empresa para que ela construísse a estrutura do avião em fibra de carbono, ouvimos que seria impossível. Com o tempo, demonstramos que essa e outras propostas eram viáveis, mas tivemos que superar muitos problemas tecnológicos”, contou.
A primeira versão do Solar Impulse, relatou Borschberg, vez o voo inicial em 2009. A aeronave ficou a alguns palmos do chão e percorreu somente um quilômetro. Com o tempo, passou a cumprir trajetos cada vez maiores. Uma das viagens teve alcance intercontinental, entre a Espanha e Marrocos. Atualmente, um segundo modelo do avião está em construção. Com ele, Borschberg e Bertrand Piccard, sócios na aventura, pretendem dar a volta ao mundo sem consumir uma gota sequer de combustível fóssil. A decolagem está prevista para 2015. O Solar impulse tem asas com 63 metros de envergadura, que equivalem às de um avião 747. A aeronave pesa 1,6 mil quilos, o mesmo que um automóvel médio. O motor, de 40 cavalos, se assemelha ao de uma prosaica scooter. O Solar Impulse atinge até 70 km/h, mas sua velocidade média gira em torno de 30 km/h.
Durante a palestra ministrada no auditório da FCM, Borschberg fez uma referência ao brasileiro Santos Dumont, considerado no Brasil o “pai da aviação”. “Ele contribuiu de forma decisiva para o avanço da viação mundial”, disse. Estiveram presentes ao evento a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Pastore, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Solvay Group para a América Latina, Thomas Canova, que destacou a longa tradição e cooperação entre a Rhodia e a Universidade.