Carmecinda Palermo faz workshop sobre
uso de máscaras balinesas em artes cênicas

31/10/2013 - 16:30

/
Oficina de máscara

Oficina de máscara

Oficina de Carmecinda

Oficina de Carmecinda

As máscaras mantêm-se vivas no Oriente, apesar de serem valorizadas em alguns momentos também no Ocidente. A professora Heloisa Cardoso já ministrou várias oficinas dentro e fora da Universidade, mas, desta vez, convidou a atriz e pesquisadora italiana Carmencita Palermo para falar de sua experiência em Bali, onde o uso de máscara no teatro é muito comum. Nesta sexta-feira, às 19 horas, na sala AC03, do Departamento de Artes Cênicas, ela apresenta palestra sobre máscaras balinesas. Sábado e domingo (2 e 3), às 10 horas, no mesmo local, realiza workshop com foco no uso de máscaras. As inscrições são abertas a todos os interessados no tema e devem ser feitas pelo telefone (19) 3521-2444.

“Carmecinda vai abordar as diversas formas como as máscaras devem ser utilizadas em trabalhos cênicos. Ela viveu dez anos em Bali, onde se pôde aprender com vários mestres de Topeng características de danças tradicionais. Será um encontro muito importante, pois as máscaras fazem parte do currículo do curso de artes cênicas da Unicamp. Mas as inscrições são abertas a todos os interessados”, comenta Heloísa.

De acordo com Heloisa, Carmecinda é uma das principais pesquisadoras contemporâneas do teatro balinês. Doutora pela Universidade da Tasmânia em estudos asiáticos e mestre em artes da performance pela Universidade de Bologna, possui especialização em estudos culturais pela Universidade de Leiden, na Holanda, e vários artigos publicados sobre o tema, inclusive na Revista Moin-Moin de formas animadas.

“A pesquisadora tem relação forte com a academia e deve dar uma contribuição importante aos participantes. Conheci a Carmecinda há aproximadamente 15 anos, em um curso na Itália, com Donato Sartori. Recentemente, fomos convidadas para assinar um capítulo, cada uma, de um livro sobre máscaras.” A pesquisadora veio ao Brasil a convite da das universidades de Brasília, Federal de Santa Catarina e Unicamp.