Música no Campus Especial em
Limeira comemora 25 anos da FT
08/11/2013 - 16:48
O projeto "Música no Campus" realizará edição especial em Limeira, neste sábado (8), às 16 horas, em comemoração aos 25 anos da Faculdade de Tecnologia. As atrações serão o grupo "AfinanDuo" e o “Quarteto de Cordas Vocais”.
O “AfinanDuo”, formado pelos alunos Helder Tomas Pinheiro e Ricardo Henrique, surgiu no ano de 2011 nas disciplinas de música de câmara oferecidas pelo Instituto de Artes da Unicamp. Desde a sua criação em 2011, os artistas seguiram uma trilha de estudos e sucesso junto ao público, aproximando tecnicamente a música popular e a música erudita, conquistando espaços culturais e o reconhecimento na universidade. A beleza poética instrumental eleva o nível das apresentações em público, e por isso, são convidados frequentemente a se apresentar em eventos dentro e fora da Unicamp.
O primeiro contato musical dos músicos foi ainda menino nas suas respectivas cidades natal, quando começaram a estudar violão e consequentemente o gosto pela música foi ficando mais forte. O ingresso na universidade deu inicio a parceria. Como alunos bolsistas atuam como professores na Escola Livre de Música da Unicamp, no Projeto de orquestra de violões ligado ao CIDDIC. Participaram da 3ª edição do Aluno-Artista, integrando o projeto Camerata de Violões de Campinas. Essa parceria é muito enriquecedora e oferece mais unidade a esse projeto artístico. O trabalho diário busca uma concepção estético-musical mais profunda, almejando, em curto prazo, o lançamento de um álbum de música brasileira contemporânea.
Recentemente, conquistaram o prêmio de 1º lugar no Concurso Nacional de Violão Musicalis, festival que aconteceu em São Paulo, nos dias 6 e 7 de outubro.
O "Quarteto de Cordas Vocais", um dos grupos de maior expressão no cenário da música brasileira campineira e região, nasceu em Campinas no ano de 1995. Desde então, tem se apresentado pelo Brasil, interpretando e valorizando o samba e a música brasileira através de arranjos vocais e instrumentais exclusivos. Têm em sua formação, músicos renomados e de sólida formação, onde todos são cantores, multi-instrumentistas e compositores. Apontado como referência do samba no interior de São Paulo, confere roupagem particular a tudo que interpreta. Arranjos vocais e instrumentais são executados pelo grupo, levando adiante a bandeira do samba.
Em outubro de 2000, o grupo iniciou um projeto de revitalização do samba na cidade de Campinas. O grupo se fortaleceu e se especializou no samba tradicional, tanto na qualidade de execução, como na escolha do repertório. Apresentou-se ao lado dos Demônios da Garoa, Velha Guarda da Portela e Mangueira, Bezerra da Silva, Chico Cezar, Belchior, Almir Sater, Oswaldo Montenegro e Renato Teixeira. Em sua trajetória o grupo se apresentou em várias capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e representou o Brasil na embaixada brasileira em Genebra (Suíça).
A organização do evento é do Gabinete do Reitor e do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC). Mais detalhes podem ser obtidos pelos telefones (19) 3521-5231 ou (19) 2113-3304.