Universidades estrangeiras intensificam
pedidos de cooperações com a Unicamp
12/11/2013 - 12:22
- Text:
- Images:
- Images Editor:
As visitas internacionais de universidades estrangeiras continuam esta semana na Unicamp em busca de novas cooperações. Nesta terça-feira (12), vieram ao campus de Campinas representantes da University of Southern California, Estados Unidos, e da Scuola Superiore Sant’Anna Pisa, Itália. Paulo Rodrigues, diretor do escritório representativo brasileiro da University of Southern California (USC) em São Paulo, e Angela McCracken, diretora do escritório representativo da University of Southern California na Cidade do México, vieram desenvolver oportunidades de colaboração com a Unicamp. Além de reforçarem os laços já existentes, envolvendo as áreas de Odontologia e de Artes Cênicas, também buscaram “amarrar” alguns programas que podem ser de interesse dos alunos de graduação e de pós da Unicamp.
Expansão da participação da USC no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), oportunidades de doutorado pleno, o chamado Global Fellowship (com bolsas ofertadas pela Capes em parceria com a USC), e International Artist Fellowship (bolsa completa para artistas da Ásia e América Latina em arquitetura, cinema, belas artes, dança, música e artes dramáticas) foram alguns dos temas conversados. Os professores Esdras Rodrigues (diretor do Instituto de Artes) e Max Henrique Machado Costa, assessor para Assuntos Internacionais, recepcionaram a delegação.
No início desta tarde, o professor Tommaso Latini, da Scuola Superiore Sant’Anna Pisa, ministrou uma palestra no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BC-CL) sobre o funcionamento dessa universidade e seus programas de intercâmbio, abrindo aos interessados a oportunidade de esclarecer dúvidas. O evento foi organizado pela Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri).
Outras visitas
Na segunda-feira (11), pela manhã, esteve na Universidade a Monash University, Australia, representada pelos professores Abid Khan, vice-chanceler da instituição, e Eugene Sebastian, diretor de engajamento global. A comitiva foi recebida na Vice-Reitoria-Executiva de Relações Internacionais (Vreri) pelos professores Douglas Soares Galvão, assessor; José Pissolato Filho, coordenador-adjunto; e Esdras Rodrigues, diretor do Instituto de Artes (IA).
O grupo discutiu a programação da próxima visita, que já está prevista para fevereiro de 2014. Também estudaram colaborações com a Monash University em termos de pesquisa colaborativa nas áreas de C&T e pesquisa e cooperação em inovação na indústria. Abid Khan e Eugene Sebastian também se reuniram com o pessoal da Agência de Inovação Inova Unicamp na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).
Na semana passada, no último dia 7, a Yale University, dos Estados Unidos, enviou um de seus diretores à Unicamp. Kathryn Bell foi recebido na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) pelo professor José Pissolato Filho, coordenador-adjunto da Vice-Reitoria-Executiva de Relações Internacionais. O representante da instituição teve uma reunião técnica com docentes da Universidade Estadual de Campinas a fim de explorar oportunidades de parceria entre as duas universidades.
Participaram do encontro, além de Pissolato, os professores Esdras Rodrigues (diretor do Instituto de Artes - IA), Gilberto Sobrinho (IA), Fabio Trindade Maranhão Costa (Instituto de Biologia), Rogério Custódio (Instituto de Química), Alfredo Borges de Campos e Sueli Yoshinaga Pereira (Instituto de Geociências), Abner de Siervo (Instituto de Física), Maria Teresa Moreira Rodrigues (Faculdade de Engenharia Química) e José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa (Faculdade de Engenharia Civil).