A+ A A-

Aluno de Ciências do Esporte é premiado na Faculdade de Medicina de Harvard

Rodrigo recebendo o prêmio da Faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA.

 

Texto | Cristiane Kämpf

 

Rodrigo Stellzer Gaspar, 22, aluno do 8º semestre do curso de Ciências do Esporte, concluiu, no mês passado, o curso Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica, oferecido pelo Departamento de Educação Continuada da prestigiosa Faculdade de Medicina de Harvard (EUA) e foi agraciado com um diploma de matrícula de honra, pela destacada performance e participação.

O curso abordou temas contidos na pesquisa desenvolvida por Gaspar na FCA, relacionada ao exercício físico, envelhecimento e resistência à insulina e ofereceu aulas presenciais e à distância, utilizando um sistema de videoconferência instalado em diversos centros ao redor do mundo. Gaspar conta que, durante nove meses, estudou para os distintos módulos abordados, como design de estudos clínicos, estatística, metodologias de pesquisa, escrita científica, análise de artigos, entre outros. "Tive a oportunidade de conhecer e aprender com cerca de 350 pesquisadores renomados de diversas especialidades e países, o que certamente acrescentou muito ao meu processo de formação. Após o término das aulas e provas, foi realizado um workshop presencial nos Estados Unidos para aprofundar os conteúdos abordados e aprimorar o projeto em grupo desenvolvido durante o curso, de modo a utilizar todos os conceitos discutidos", explica o aluno.

Gaspar foi premiado ao final do curso e confessa que ainda não assimilou completamente o acontecimento. Ele diz que "é sempre bom ter seu esforço reconhecido para seguir em frente", ainda mais pelo fato de ter sido considerado por muitos um “estranho no ninho”, já que era o único aluno de graduação de Ciências do Esporte em meio a inúmeros profissionais já formados ou pós-graduados da área médica e farmacêutica, entre outras. "Acredito que, mais do que o prêmo em si, valem as experiências, os contatos e o aprendizado proporcionado durante o curso. Não poderia deixar de agradecer ao Prof. Dr. Eduardo Rochete Ropelle, não só pelo apoio e pela instrução, como também pela carta de recomendação que viabilizou a minha inscrição (e posterior aprovação) no processo seletivo do curso. Gostaria de agradecer ao Prof. Dr. Luciano Allegretti Mercadante pelas discussões de alguns conceitos de estatística, que me auxiliaram a ter mais de um ponto de vista sobre diversas ferramentas matemáticas e suas possíveis aplicações e também ao Prof. Dr. Heitor Moreno Jr, na ocasião coordenador do curso na sede da FCM-Unicamp, pelo apoio e pelas constantes conversas e dicas no decorrer das aulas."

Atualmente Gaspar participa de projeto de iniciação científica no Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LabMEX - FCA) e no Laboratório de Investigação Clínica em Resistência à Insulina (LICRI – FCM Unicamp) e espera seguir seus estudos na pós-graduação.