Juventudee emprego
A aproximação entre a pesquisa científica e o cotidiano docente é o tema que permeia a coletânea de artigos que compõem o livro Juventude e emprego: educar para qual trabalho? (Editora Leitura Crítica) que será lançado no próximo dia 27 de novembro, às 17 horas, na Sala da Congregação da Faculdade de Educação da Unicamp. Organizado pela professora Aparecida Neri de Souza (FE-Unicamp), a obra reúne textos de pesquisadores que abordam suas experiências sobre educação, escolarização, emprego, desemprego e trabalho de jovens, seja em atividades práticas durante trabalho de campo, seja em reflexões no âmbito da sala de aula.
Segundo a organizadora da obra, não por acaso esse trabalho integra a coleção Hilário Fracalanza, docente da FE-Unicamp, falecido em janeiro de 2009. “Para ele, as atividades na academia devem sempre ressoar nas salas de aula, possibilitando uma formação mais crítica e continuada do professor e, como consequência, oferecer um modo de educação mais coerente com as necessidades do mundo moderno”, afirma Neri, autora de um dos artigos da coletânea. Os demais trabalhos foram escritos por Claudia de Mattos Kober (Universidade Anhembi Morumbi), Fernanda de Araujo Mandetta (E.E. Uacury Ribeiro de Assis Bastos), Julio Amstalden (Unimep), Carolina Orquiza Cherfem (Doutoranda em Educação FE-Unicamp), Joseane Bufalo (Secretaria Municipal de Educação) e Amarildo Carnicel (Centro de Memória/Unicamp).
O lançamento ocorre durante o seminário “Mediações entre escola e o mundo do trabalho” que contará com a participação do professor José dos Santos Souza, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pós-doutorando pela Faculdade de Educação da Unicamp.