Unicamp ajuda a criar laboratório
internacional associado, o LIA
25/11/2013 - 16:16
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A Unicamp e outras dez universidades estão estabelecendo as bases à criação do Laboratório Internacional Associado, o LIA, no qual deverão ser desenvolvidas pesquisas conjuntas na área de engenharia entre as signatárias. A previsão de instalação do laboratório é janeiro de 2015. O embrião do projeto está sendo discutido desde o último domingo (24) na Casa do Professor Visitante da Universidade Estadual de Campinas no Workshop da Rede 6+5. Fazem parte dessa rede seis universidades brasileiras e cinco francesas que trabalham com a mesma temática.
De acordo com o diretor adjunto da Vice-Reitora Executiva de Relações Internacionais (Vreri) José Pissolato Filho, energia e meio ambiente serão os grupos de pesquisa contemplados pelo projeto. O LIA está sendo estruturado nesse momento. A Unicamp, que lidera no país, juntamente com a USP, as investigações em energia e meio ambiente, será um dos núcleos do laboratório.
A delegação francesa veio composta de 15 cientistas e a brasileira de 20. A ideia é que o próximo encontro ocorra na França. Na abertura do evento no domingo, o vice-reitor da Vreri, Luís Cortez, falou sobre o panorama e os desafios da energia no Brasil.
A expectativa, comenta José Pissolato, é incrementar os estudos na área e propiciar aos pesquisadores fazerem pesquisas em laboratórios espelhos, ou seja, laboratórios modelos. Já em 2014, a colaboração iniciará com intercâmbio de pós-doutores (PhD) e produção de teses em cotutela. Só para se ter uma ideia, de acordo com ele, a França possui 54 usinas nucleares. Trata-se de um número significativo, já que nesse país, assim como na Europa, a base da energia elétrica é nuclear.