Grupo de 24 alunos da Unicamp
participa de evento da AUGM
26/11/2013 - 09:56
- Text:
- Images:Divulgação Vreri
- Images Editor:
Um grupo formado por 24 alunos de graduação e mestrado da Unicamp participou de 14 a 16 de outubro das XXI Jornadas de Jovens Investigadores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O evento, cujo objetivo é promover a integração entre jovens cientistas da América Latina, foi realizado na Universidad Nacional del Nordeste, em Corrientes, na Argentina. Os estudantes da Universidade apresentaram trabalhos tanto na forma oral quanto na de pôsteres.
Dentre os trabalhos apresentados pelos alunos da Unicamp, dois pôsteres foram premiados: "Análise Mutacional do Promotor do Gene da Miostatina", de Carolina Stefano Mantovani, do Instituto de Biologia; e "Universalização da Internet de Banda Larga no Brasil: Análise da Situação Atual e o Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal", de Melissa Maria Veloso Steda, do Instituto de Geociências.
O vice-reitor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, professor Luis Cortez, considera as Jornadas um evento de grande importância, na medida em que ele estimula principalmente a iniciação científica. "Isso sem falar na oportunidade que os alunos das universidades associadas têm de interagir e trocar experiências com colegas de outros países", diz. Além disso, acrescenta o docente, a iniciativa também contribui para fortalecer uma consciência latino-americana a partir dos planos científico e acadêmico.
Para João Cláudio Toniolo, que cursa mestrado em Filosofia, o saldo da participação nas Jornadas foi positivo. "Foi interessante trocar ideias com pesquisadores de outros países, conhecer o modus operandi de outras universidades, assim como conhecer uma cultura muito próxima da nossa, de origem ocidental semelhante. Isso enriquece nosso modo de ver as coisas e nos dá mais critérios para avaliar eventos científicos", afirma. Ele entende, entretanto, que o espaço destinado à mostra de pôsteres foi pequeno.
A participação no evento da AUGM proporcionou a primeira oportunidade de apresentação internacional de um trabalho para Giovana Gonçalves Pereira, que cursa mestrado em Demografia. "Isso, por si só, já tornou a experiência única. No que diz respeito ao evento, posso destacar a potencialidade de transformação que este me proporcionou. Consegui bons feedbacks sobre a minha pesquisa desenvolvida em conjunto com a professora Rosana Baeninger na iniciação científica. Também tive a chance de debater meu tema de estudo do mestrado com outros jovens pesquisadores como eu", conta.
Ela também destaca a oportunidade do contato com estudantes de outros países para além do âmbito científico. "Esse aspecto foi enriquecedor pessoalmente. Além das diferenças culturais e gastronômicas, foi interessante a troca de informações sobre os países ou regiões de origens das mais distintas pessoas", acrescenta a mestranda. O contato com outros participantes das Jornadas, tanto dentro quanto fora do contexto acadêmico, também foi destacado por Isabela Barros, Gonçalves, que cursa Fonoaudiologia. "Além da divulgação, conhecer outros trabalhos e universidades brasileiras e de outros países foi enriquecedor. Conheci pessoas da minha área e de outras áreas. O aprendizado foi imenso", assegura.