Participantes do PLI apresentam
experiências vividas em Portugal

28/11/2013 - 15:58

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Os professores Eliana Ayoub e Guilherme do Val Prado

Os professores Eliana Ayoub e Guilherme do Val Prado

Os participantes do PLI

Os participantes do PLI

Sete alunos de licenciatura da Unicamp que cumpriram, por dois anos, parte dos estudos na Universidade de Coimbra, em Portugal, participaram na tarde desta quinta-feira de um evento na Faculdade de Educação (FE), no qual puderam expor ao público presente várias das experiências acadêmicas e culturais vivenciadas naquele país. O grupo integra o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), iniciativa que envolve as duas instituições de ensino superior. No Brasil, o PLI é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação. O pró-reitor de Graduação, professor Luís Alberto Magna, participou da abertura dos trabalhos.

De acordo com o professor Guilherme do Val Toledo Prado, coordenador institucional do PLI na Unicamp, o objetivo do programa é potencializar a troca de conhecimentos e saberes acadêmicos relativos à formação de professores, bem como promover o desenvolvimento e a interação curricular. “Este evento pretende apresentar à comunidade universitária a importância dessa iniciativa no plano acadêmico, cultural e da formação de professores. Os participantes do PLI terão a oportunidade de compartilhar com os presentes vários dos aspectos que vivenciaram no contato cotidiano com a Universidade de Coimbra e com outras instituições europeias”, afirmou.

A professora Eliana Ayoub, presidente da Comissão Permanente de Formação de Professores e membro da equipe que coordena o PLI, destacou que os sete estudantes [três de Educação Física, três de Biologia (3) e um de Matemática] ainda terão que cumprir mais um ano e meio de estudos na Unicamp. Ao final do período, eles terão direito a um duplo diploma. “Esse aspecto certamente será um diferencial na formação de todos eles”, inferiu. Conforme o professor Guilherme Prado, os participantes do PLI fizeram uma avaliação positiva do programa, embora tenham identificado um ou outro ponto de crítica. “Um aspecto que eles criticaram foi o contato reduzido com o sistema de ensino português”, revelou.

Os docentes adiantaram que outras ações ainda serão desenvolvidas, com a intenção de acompanhar a formação dos sete estudantes. Estão sendo analisadas, por exemplo, a aplicação de um instrumento de coletada de dados para analisar as possibilidades e limites do PLI, assim como uma interação do grupo com os participantes do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Também integram a equipe que coordena o PLI as professoras Elaine Prodócimo,da Faculdade de Educação Física (FEF); Eliana Regina Forni Martins, do Instituto de Biologia (IB); e Márcia A. G. Scialom, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC).