Camerata com alunos e ex-alunos de Música
vence concurso internacional no Uruguai
05/12/2013 - 10:41
- Text:Divulgação Camerata
Na terça-feira, 2 de dezembro, a Camerata de Violões de Campinas, grupo formado por oito alunos e ex-alunos do curso de Música da Unicamp, participou do 11º Concurso Internacional de Guitarra de Uruguay"Raúl Sánchez Clagett", um dos eventos pedagógicos de violão mais importantes da América do Sul. Ana Lis Marum, André Batiston, Camilla Silva, Claryssa Pádua, Felipe Macedo, Helder Tomas, Jonas Pellizzari e Stephen Bolis conquistaram a primeira colocação na categoria conjunto de violões. Fizeram parte da banca examinadora os professores Humberto Amorim e Gilson Antunes (Brasil), Daniel Morgade (Uruguai) e Alberto Cumplido (Chile).
O concurso compõe o 8º Seminário Internacional de Violão do Uruguai, realizado entre os dias 2 e 7 de Dezembro no parque AGADU (Asociación General de Autores delUruguay), na cidade de Atlántida, em que ainda são oferecidos cursos, palestras, masterclasses e apresentações musicais. Além de participar destas atividades, o grupo foi convidado para realizar concertos em Montevidéu, no Teatro Solis e na "Casa del Autor" da AGADU, e no encerramento do Seminário. Apresentou em seu programa, repertório que abrange obras de compositores brasileiros e latino-americanos, além de composições inéditas escritas especialmente para o grupo por estudantes do curso de Composição da Unicamp, para difundir a produção contemporânea realizada no Brasil. Como forma de possibilitar sua participação no evento, a Camerata realizou uma campanha intensa através da plataforma de financiamento coletivo Catarse, conseguindo arrecadar em poucos dias o suficiente para custear sua viagem e estadia.
A Camerata
Com o objetivo de difundir a cultura violonística e incentivar a prática coletiva em música, a "Camerata de Violões de Campinas" teve início em 2012 a partir de atividades extracurriculares realizadas por alunos do curso de violão da Unicamp. Formada por oito violonistas, foi contemplada no mesmo ano com uma bolsa do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, pelo Programa Aluno-Artista, para dar continuidade às atividades e promover concertos dentro da comunidade acadêmica, sob coordenação do professor e regente Carlos Fiorini.
Recebeu ainda orientações dos professores Fabio Scarduelli, Daniel Murray e Gilson Antunes. Participou da II Mostra de Violão de Campinas, realizando uma série de concertos didáticos em distintos espaços culturais da cidade. Além disso, em parceria com o professor e violonista Fabio Scarduelli, desenvolve o projeto Encomendas, tendo consolidado recentemente sua segunda edição com um recital de obras inéditas compostas por alunos do curso de Composição da Unicamp, especialmente para o grupo. Apresenta em seu programa repertório que abrange diversos gêneros musicais, dando enfoque a obras de compositores latino-americanos modernos de caráter popular e erudito, além de composições inéditas para octeto de violões que buscam explorar novas possibilidades e sonoridades que a formação pode oferecer.