Desmonumentalização: Fernando de Tacca
expõe na Galeria de Arte até 10 de janeiro
13/12/2013 - 17:50
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A mostra “Desmonumentalização”, ensaio fotográfico de Fernando de Tacca, docente do Instituto de Artes (IA), pode ser visitada até 10 de janeiro de 2014, na Galeria de Arte (rua Sérgio Buarque de Holanda s/n), no campus da Unicamp.
Os registros da exposição compõem o fotolivro homônimo da mostra, que Tacca lançou durante a abertura de sua exposição, na tarde desta sexta-feira (13). Tacca também é editor da Revista Studium.
A mostra e o fotolivro são compostos por 16 fotografias de ensaios sequenciais onde o seu autor, através de sobreposição de imagens, cria um outro registro no mesmo negativo e em movimento. A exposição integra o Programa Oficial de eventos do IA (2013-2014).
Para construir o trabalho, Tacca utilizou uma câmera Lomo “Olho de Peixe” e vários tipos de negativos 35 mm. “O conceito que há por trás deste trabalho é o ato de desmonumentalizar espaços que acabam sendo de empoderamento como os grandes momumentos. Eles são feitos para perdurar no tempo e têm a sincronicidade do momento histórico em que são construídos. Porém, muitos deles, pela importância daquele momento histórico, ganham ressignificados na existência das grandes civilizações”, explica o docente do IA, que começou a construir o trabalho em 2006.