RTV-Unicamp inicia série
com oito videodocumentários
20/12/2013 - 09:20
- Text:
- Images:Captação vídeos RTV
A RTV-Unicamp acaba de inserir em sua grade de programação no Canal 10 da NET e em seu portal oito documentários que compõem a série RTV-Doc. São trabalhos produzidos por professores, alunos, funcionários e pesquisadores que integram a comunidade universitária da Unicamp. A proposta é dar visibilidade a trabalhos de qualidade que, não raro, têm veiculação restrita, exibindo para um público mais amplo produções oriundas das diferentes áreas do conhecimento.
O documentário Jóias da Princesa, dirigido pela professora do Instituto de Artes da Unicamp, Ariane Porto, aborda a história da cantora lírica Niza de Castro Tank. Nuvens de Veneno, dirigido pelo cineasta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e parceiro do Nepam (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp) Beto Novaes, focaliza as consequências do uso de agrotóxicos em Fazendas do Mato Grosso. Em Conceição 40: Histórias do Edifício Joga-chave, alunos do Instituto de Artes da Unicamp participam da reconstituição de histórias desse lendário prédio situado no centro de Campinas. O trabalho foi produzido por alunos do curso de Jornalismo da PUC-Campinas.
Conflito, documentário produzido pelo cineasta Beto Novaes, em parceria com pesquisadores da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, registra um protesto que ocorreu na Usina Vista Alegre, no interior de São Paulo, onde cerca de 350 trabalhadores, que viviam em estado irregular, paralisaram por seis dias o corte de cana-de-açúcar em busca de melhores condições de trabalho. Em Pacaembu, O Gigante Sem Dono, alunos do curso de Jornalismo orientados pelo jornalista da Unicamp, Amarildo Carnicel, focalizam o futuro incerto do Estádio Paulo Machado de Carvalho. Proprietários de grandes e novas arenas, os clubes de São Paulo, num futuro muito próximo, deixarão de mandar seus jogos no Pacaembu. O documentário Quilombo do Jaó, produzido pelo Laboratório Terra Mãe da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, traz depoimentos de moradores da comunidade do Jaó, antigo quilombo localizado na cidade de Itapeva, interior de São Paulo.
O documentário Cadeira do Dragão mostra a história de seis militantes políticos perseguidos, presos e torturados durante a Ditadura Militar. Dentre eles estava a então aluna do curso de Linguística da Unicamp, Robeni da Costa. Nesse vídeo, os entrevistados contam como funcionava a ‘cadeira do dragão’, espécie de poltrona em que eram postos nus e ali submetidos a sessões de choques elétricos. O oitavo documentário disponibilizado na série RTV- Doc é Sintonia em 4 Tempos, projeto realizado no Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp. O vídeo focaliza, por meio de entrevistas com arquitetos, geógrafos e historiadores, o crescimento vertical e as transformações urbanas ocorridas em São Paulo nas últimas décadas.
Os interessados em apresentar vídeos no RTV-Doc podem submeter seus trabalhos acompanhados de uma proposta contendo: a) título do documentário; b) nomes dos autores, respectivos vínculos profissionais/institucionais, e-mails e telefones de contato; c) resumo constando objetivo do vídeo e problematização do tema (15 a 20 linhas). Os documentários, independentemente da data de produção, desde que se mantenham atuais, serão avaliados por uma comissão interna da RTV que levará em consideração, além da proposta teórica, aspectos técnicos da produção incluindo qualidade de imagens, roteiro e edição. Os trabalhos submetidos deverão ter duração de até 30 minutos.
Os programas selecionados são apresentados no Canal Universitário de Campinas (Canal 10 da NET ). Além de integrar a grade de programação, os trabalhos ficam disponíveis no site da RTV.
A cada semana um vídeo novo será exibido. Os interessados em submeter propostas deverão enviar uma cópia em DVD para a RTV-Unicamp (Av. Albert Einstein, 901). Mais informações pelo e-mail divulga@rtv.unicamp.br.