Sonhos de vestibular
14/01/2014 - 14:52
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Emanuel Savioli, Gabriel Bueno, Juliana Cardoso, Bruna Araújo e Mateus Takamori prestaram o último dia do Vestibular Unicamp nesta terça-feira (14) no campus-sede da Universidade, tendo como desafio do dia as provas de Química, Biologia e Física, chamadas Ciências da Natureza. Mas outra parte do desafio já foi vencida em outros dias e em outras provas, desde o domingo último (12), quando começou a segunda fase do Vestibular 2014.
Na opinião de Juliana Cardoso, as provas da Unicamp de certa forma ajudam o candidato, avaliou a jovem de 18 anos, moradora do bairro Chácara Primavera em Campinas, momentos antes de realizar a prova. “É que a organização soube balancear até aqui questões fáceis e difíceis, o que colabora para que o vestibulando adquira confiança na hora de responder as questões”, avaliou.
Juliana concorre a uma vaga ao curso de Química Tecnológica no período noturno e deseja muito conseguir um estágio assim que ingressar no curso. Ela contou que deve ser aprovada e disse que ter estudado sozinha em casa foi fator decisivo para que fosse aprovada para a segunda fase do Vestibular. Para ela, a prova de História Geral, sobretudo no que tange à história antiga, foi a que mais exigiu dela em termos de conhecimento.
Juliana Cardoso e Bruna Araújo fizeram o cursinho pré-vestibular no Anglo, unidade do Taquaral. Mas diferentemente de Juliana, Bruna pretende enveredar a área de Ciências Econômicas e procurou estudar bastante, principalmente levando em conta que o pai e a mãe são aposentados e dificilmente conseguiriam custear seus estudos em universidade privada. Também está prestando o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), porém se for aprovada terá que arcar com moradia e alimentação, o que não se sente preparada, já que ainda não trabalha.
Logo, sua expectativa é estudar na Unicamp pois o curso que pleiteia é muito bem-conceituado no país. Viu isso em vários discursos, leituras e no Guia do Estudante, publicação da Editora Abril. A ideia no futuro é prestar concursos, uma vez que a área de Economia oferece múltiplas oportunidades.
Também muito focado em ingressar na Unicamp, Mateus Takamori tenta pela segunda vez aprovação no curso de Nutrição. Ele demonstra saber bem o que quer. Gosta muito de cozinhar. Vai ao fogão e prepara com gosto os pratos da culinária oriental. É descendente de japoneses. Mas não dispensa uma massa. Ele relatou que o curso de Nutrição poderá ampliar seus conhecimentos em torno da alimentação e ainda o que é preciso fazer para ter um corpo mais saudável. Não é à toa que ele se cuida muito bem. Frequenta academia cinco vezes na semana.
Mateus é de Paulínia e fez cursinho pré-vestibular em Campinas, na Oficina do Estudante. Acredita que aprendeu bastante e que tem reais chances de passar este ano. “Hoje é o dia que as provas mais exigem de mim”, realçou. Ele inclusive já fala sobre o futuro como aluno da Unicamp. “Depois da graduação, quero fazer pós-graduação em nutrição esportiva e mais adiante ainda pretendo atuar com atletas de alto rendimento”, comentou.
Gabriel Bueno e Emanuel Savioli, ambos de 17 anos, estudaram juntos. Foram alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). Aprovados na primeira fase do Vestibular Unicamp, a prova de Ciências Humanas foi mais complexa para os dois. Emanuel está confiante de que passará no curso de Engenharia Civil. Para isso, se preparou com afinco desde o último ano do ensino médio. Mora em Jaguariúna e crê que estudar num curso em período integral só poderá fazer bem para sua profissão, ideia compartilhada pela mãe Eliana Savioli, que é supervisora de ensino e que, mesmo trabalhando muito, nunca deixou de dar o devido suporte ao filho.
O colega Gabriel Bueno mora em Paulínia e desde que esteve no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) se certificou de que o país necessita de bons geólogos e que eles infelizmente estão em falta no Brasil. Enquanto isso não acontece, permanece com os pés bem fincados no chão. Para ele, a prova mais ‘complicada’ foi a de Português. Mesmo assim, afirmou que terá boas chances de se tornar um futuro geólogo. "É o que mais gosto até aqui", complementou.
Acompanhe
As provas podem ser conferidas na página eletrônica da Comvest. As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na internet a partir de quarta-feira (15). A Comvest divulgará a Chamada para Matrícula Virtual dia 3 de fevereiro, e os convocados nesta chamada deverão efetivar a Matrícula Virtual nos dia 4 ou 5 de fevereiro exclusivamente em www.comvest.unicamp.br, em formulário específico. As provas da segunda fase são realizadas em 16 cidades do país. Os candidatos concorrem a 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto. Este ano, o Vestibular Unicamp recebeu um número recorde de inscrições: 73.818 inscritos.