Vrea implementa ações para
tornar gestão mais eficiente
05/02/2014 - 11:11
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Criada pela atual administração da Unicamp, a Vice-Reitoria Executiva de Administração (Vrea) tem adotado múltiplas iniciativas para cumprir o seu principal objetivo, que é tornar as atividades de gestão da Universidade mais eficientes. “Nossa missão é incorporar modernas ações de administração aos setores que não estão diretamente ligados às atividades fins da instituição, que são o ensino, a pesquisa e a extensão”, explica o vice-reitor executivo de Administração, professor Oswaldo da Rocha Grassiotto.
Segundo o dirigente, embora ainda esteja na fase de institucionalização, a Vrea tem conduzido diferentes projetos visando ao aprimoramento da gestão da Unicamp. Grassiotto destaca que tais ações têm por meta fazer com que os órgãos subordinados à Vice-Reitoria, que são a Prefeitura do Campus, o Centro de Computação (CCUEC), o Centro para Manutenção de Equipamentos (Cemeq) e a Diretoria Geral da Administração (DGA), migrem do modelo de prestação de serviços para o de gerenciamento de contratos. “A exceção é a DGA, cujas atividades estão diretamente ligadas à gestão da Universidade”, diz.
Entre as medidas que estão sendo preparadas, conforme Grassiotto, está a substituição dos sistemas corporativos antigos por novos, operando em plataforma Web. “Também vamos ampliar a abrangência das ações da Prefeitura, que dará suporte a todos os campi da Unicamp, inclusive os que estão localizados fora de Campinas”, relata o dirigente da Vrea. Por conta das circunstâncias, prossegue o Grassiotto, algumas iniciativas acabam se impondo às outras.
Paralelamente a esses temas, outros já estão sendo trabalhados pela Vice-Reitoria, como esclarece o docente. “Nós atuamos em caráter de urgência para resolver alguns problemas relacionados aos restaurantes universitários, que apresentam uma estrutura envelhecida e uma alta demanda. Inicialmente, colocamos em operação o Restaurante da Saturnino, que tem capacidade para servir até 3 mil refeições ao dia. Além disso, estamos em vias de entregar a unidade voltada para Limeira e Piracicaba, também com capacidade para 3 mil refeições. O próximo passo será modernizar tanto o Restaurante Universitário (RU) quanto o Restaurante Administrativo (RA)”, antecipa.
O trabalho da Vrea, porém, não tem se resumido a essas frentes. Grassiotto aponta, ainda, o esforço que tem sido feito para aperfeiçoar a segurança no campus de Barão Geraldo. “Estamos refazendo o sistema de iluminação, revendo o processo de atuação das portarias e aprimorando o serviço de vigilância do campus de Barão Geraldo”, elenca. Conforme o docente, a missão da Vrea é diversificada, mas ela tem sido facilitada por dois fatores.
O primeiro deles é o fato de os quatro órgãos subordinados à Vice-Reitoria serem bem estruturados e contarem com recursos humanos qualificados. O segundo está relacionado à estrutura da Vrea, que conta com uma equipe que já trabalhava integrada na área da saúde da Universidade, e que tem larga experiência na implementação de processos de gestão. “Temos um time enxuto e eficiente. Nossa intenção é executar todas essas mudanças ainda na gestão do reitor Tadeu Jorge, que tem sido um grande incentivador do nosso trabalho”, conclui Grassiotto. O site da Vrea traz informações sobre as ações do órgão.