LaCTAD inicia nova turma em técnicas
de bioinformática voltada a genomas
10/02/2014 - 15:53
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
O Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho em Ciências da Vida (LaCTAD) da Unicamp vem oferecendo, semestralmente, uma série de cursos gratuitos a pesquisadores e profissionais de todo o país. Uma nova turma, formada por 24 selecionados, está aprofundando, desde esta segunda-feira (10), os conhecimentos científicos na área de bioinformática, com aulas sobre algoritmos e técnicas computacionais para análise e montagem de genomas.
Vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa (PRP), o LaCTAD disponibiliza infraestrutura e impulsiona pesquisas de ponta no país nas áreas da genômica, proteômica, biologia celular e bioinformática. Inaugurado recentemente com investimentos da Universidade e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Laboratório já capacitou sete turmas, num total de 168 pesquisadores.
A pró-reitora de Pesquisa da Unicamp Gláucia Maria Pastore, que recepcionou a nova turma, salientou aos selecionados o caráter de prestação de serviço do LaCTAD. “São cursos gratuitos ministrados por pesquisadores e profissionais do nosso Laboratório. Gostaria de parabenizá-los, salientando que aproveitem ao máximo as atividades oferecidas. Sejam vocês também pontos de divulgação do conhecimento adquirido”, estimulou os 24 pesquisadores e profissionais selecionados entre os mais de 100 inscritos.
A atividade sobre algoritmos e técnicas computacionais para análise e montagem de genomas acontece até o dia 14 no Laboratório 3 do Centro de Computação. O curso é ministrado pelos pesquisadores da Unicamp Gustavo Gilson Lacerda Costa, Leandro Costa do Nascimento, Marcelo Falsarella Carazzolle, Osvaldo Reis Júnior e Vagner Jatsumi, além de Francisco Ferreira Lobo, da Embrapa Informática Agropecuária.
O LaCTAD é gerenciado pela pesquisadora e funcionária da Unicamp Sandra Krauchenco, que responde a um conselho administrativo formado pela pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore; pela pró-reitora de Pós-Graduação, Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano; e pelos docentes Carlos Henrique Inácio Ramos, do Instituto de Química (IQ); Paulo Arruda, do Instituto de Biologia (IB); Sara Teresinha Saad, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); e Zanoni Dias, do Instituto de Computação (IC).
Sobre o curso
A sequência do genoma de um organismo é um importante passo para compreender como ele vive, desenvolve-se, reproduz-se e adapta-se ao ambiente. Na biologia moderna, a análise de genomas é uma estratégia frequentemente usada para desenvolver estratégias de ataque a patógenos, para produção de compostos de interesse industrial, para melhorar a produtividade no campo e até para entender e combater doenças humanas. No entanto, o processamento dessa enorme quantidade de dados gerados pelos diversos projetos genoma em andamento no Brasil e no mundo requer o trabalho de programadores cientistas, capazes de desenhar experimentos, interpretar dados e formular hipóteses.
O bioinformata é este raro profissional capaz de circular entre a Biologia Molecular e a Computação, cujo perfil é bastante valorizado no Brasil e no mundo. É neste contexto que se insere o Curso de Algoritmos e Técnicas Computacionais para Análise e Montagem de Genomas. Este módulo irá focar a montagem de genomas, que consiste em reconstruir a sequência de um genoma a partir de milhões de fragmentos pequenos de DNA gerados pelas máquinas de sequenciamento. (divulgação LaCTAD)