Lume promove
cinco dias
de ‘Reflexões
Cênicas
Contemporâneas'

18/02/2014 - 15:14

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Teatro, dança e performance em discussão

Teatro, dança e performance em discussão

Renato Ferracini, organizador do simpósio

Renato Ferracini, organizador do simpósio

Alunos do curso de palhaço no Terra Lume

Alunos do curso de palhaço no Terra Lume

O 3º Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas, organizado pelo Lume Teatro, acontece entre 18 e 22 de fevereiro, das 18h30 às 22 horas, no auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. A proposta é ampliar o debate iniciado nos dois encontros anteriores e também a participação do público com um recorte mais plural dos temas discutidos nas mesas-redondas. O simpósio é promovido no âmbito do Terra Lume, que oferece workshops para alunos vindos de todo o país e cuja programação inclui o 10º Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas. Fevereiro é um mês especialmente efervescente para a cidade no campo das artes da cena. 

Renato Ferracini, coordenador do simpósio, explica que pessoas da comunidade artística vindas de vários pontos do país e do exterior foram convidadas a pensar a cena presencial contemporânea – aqui entendida como cenas performativas (teatro, dança, performance). “Uma das grandes questões é pensar não apenas a produção que vemos na atualidade, mas principalmente o borramento entre essas disciplinas. Por isso, montamos bancas em torno de temas que atravessem teatro, dança e performance.” 

Uma preocupação para esta edição, segundo Ferracini, foi fugir um pouco do eixo Rio-São Paulo, onde está centrada a produção artística, notadamente a produção comercial. “Há muita pesquisa e produção em teatro, dança e performance sendo realizadas fora do eixo e que nós desconhecemos. Por isso, a presença de gente do Lume, USP, Unirio, UnB, Udesc e federais da Bahia, Goiás, Uberlândia e Tocantins. Isso para mostrar que o tema é debatido em todo o país e em todas as universidades que possuem cursos na área.” 

Segundo o coordenador, os convidados internacionais são Amilcar Borges de Barros, da Universidade do Chile, e Ana Godinho, da Universidade Nova de Lisboa. “Amilcar Barros é um crítico teatral bastante conhecido em seu país, focado no treinamento para atores e principalmente na dobra teatro-performance. Ana Godinho possui um trabalho transdisciplinar sobre a questão do corpo na dança a partir da filosofia. É do nosso interesse discutir a multidisciplinaridade do corpo do ator, do dançarino ou do performador chamando também elementos da filosofia, antropologia e sociologia.” 

A programação traz cinco mesas, sempre com início às 18h30: “Modos de vida, modos de arte”, no dia 18; “Campos de Performatividade”, dia 19; “Dança e produção de diferença”, dia 20; “Arte e pedagogia”, dia 21; e “A produção cênica da mulher na contemporaneidade”, no dia 22. Mais detalhes estão no site evento: https://www.lumeteatro.com.br/curso.php?id_curso=32