A+ A A-

FCA recebe um dos mais importantes sociólogos do Brasil para aula inaugural

 

JOSE DE SOUZA MARTINS teste1
Prof. José de Souza Martins, um dos mais importantes sociólogos da atualidade, estará amanhã na FCA, para aula inaugural do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (imagem: site da Editora contexto)

 

O Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) da Faculdade de Ciências Aplicadas recebe amanhã o sociólogo José de Souza Martins, professor emérito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP, para aula inaugural do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O evento é aberto ao público em geral e o tema da aula, que ocorre as 14 horas na sala UL 03 (Anfiteatro Azul), é "Sociologia do objeto insubmisso – a questão da interdisciplinaridade".

Eduardo Marandola, professor do programa e pesquisador do CHS, lembra que José de Souza Martins é um intelectual com pesquisas de grande impacto social e profundidade teórica, conectadas com a dimensão vivida dos problemas sociais – exatamente o que busca o programa do mestrado. O professor da USP trabalha com assuntos extremamente importantes para o pensamento social brasileiro (sociologia do trabalho e a realidade das fábricas no Brasil; questão agrária; sociologia do cotidiano; inclusão e exclusão social; etc) e, como aponta Marandola, é herdeiro de uma geração em que o diálogo entre a sociologia, história, geografia e ciências políticas era mais praticado.

"Toda sua obra e atuação acadêmica tem uma ressonância muito forte com o que valorizamos e procuramos para o nosso programa de mestrado. Ele tem uma reflexão teórica muito consistente e inovadora, a partir da sociologia do cotidiano, comprometida em pensar os problemas sociais contemporâneos e a realidade social brasileira. Ao mesmo tempo, seu trabalho tem relevância e implicação social direta, que é o que estamos bucando: uma reflexão teórica de peso, sem deixar de pensar e propor soluções para os problemas de forma específica e aplicada e estar comprometido com a realidade estudada."

Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da FCA Unicamp, em Limeira, que abriga o Programa de               Mestrado cuja aula inaugural será amanhã, 26 de fevereiro