Unicamp e Hitachi iniciam “Projeto Kizashi”,
que prevê tendências sociais do Brasil
28/02/2014 - 08:00
- Text:Divulgação Hitachi
A Unicamp e a multinacional japonesa Hitachi firmam hoje (28), às 10 horas, na sala de videoconferência da Faculdade de Educação (FE), convênio para desenvolvimento de um projeto de pesquisa visando identificar as principais tendências sociais e tecnológicas para o país nos próximos anos. Trata-se da primeira parceria entre a Universidade e a multinacional sediada em Tóquio. Estratégico para a Hitachi, o projeto será coordenado pelo docente e pesquisador Marko Synésio Alves Monteiro, vinculado ao Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências da Universidade.
“Seguindo uma metodologia proposta pela Hitachi, iremos mapear tendências em áreas relevantes para a empresa, mas ao mesmo tempo de interesse para o país. O projeto - denominado como Kizashi, palavra de origem japonese cujo significado é tendência ou sinal - envolverá a participação de 15 graduandos de diversas áreas e mais dois pós-graduandos e um pós-doc como equipe de apoio”, detalhou Marko Monteiro.
Com mais de 100 anos de atividades, a Hitachi mantém plantas industriais em vários países, inclusive no Brasil, onde atua desde 1939. A base dos negócios são as áreas de tecnologia da informação, geração de energia e eletrônica. A empresa inaugurou, recentemente, o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento do grupo na América Latina, localizado na cidade de São Paulo.
Mais sobre a Hitachi
A Hitachi, Ltd., com sede em Tóquio, no Japão, é uma empresa líder global de eletrônicos com aproximadamente 326.000 funcionários em todo o mundo. No ano fiscal de 2012 (encerrado 31 de março de 2013) as receitas consolidadas totalizaram 9,041 bilhões de ienes (96,1 bilhões dólares). A Hitachi está se concentrando mais do que nunca em negócios de Inovação Social, que inclui sistemas de informação e de telecomunicações, sistemas de energia, industrial, de transporte e sistemas de desenvolvimento urbano, bem como os materiais sofisticados e dispositivos-chave que os suportam.
A Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (denominada Brasil Lab) da Hitachi Brasil Ltda, é um laboratório subsidiária da Hitachi Ltd. (com sede multinacional japonesa, em Tóquio/Japão, presidido por Hiroaki Nakanishi) e da Hitachi Brasil Ltda. (Presidente atual: Kazuhiro Ikebe).