Unicamp forma 133 alunos
na sexta edição do Pibic-EM
28/02/2014 - 11:42
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- Images Editor:TV Unicamp
Mais uma turma chega à reta final do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio da Unicamp, o Pibic-EM. Já é a sexta edição do programa que, ao longo dos anos, tem proporcionado uma maior inserção dos jovens do ensino médio de Campinas na vida acadêmica da Universidade de Campinas. A formatura de 133 estudantes ocorreu nesta sexta-feira (28), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), em clima de muita gratidão à instituição. VÍDEOO professor Miguel Morano Júnior, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), escolhido para falar no encerramento do Pibic-EM, fez a saudação aos formandos dizendo que estava ali para agradecer a Unicamp essa oportunidade que deu a eles. “Eu acredito nos jovens. Com 76 anos de idade, vi a FOP formar mais de 4 mil dentistas. E o sucesso deles é o que um professor espera”, afirmou.
“Ao nos formarmos”, lembrou, “fizemos um juramento que deve valer para a vida inteira. Aos 70 anos, eu poderia me aposentar mas, ao ser surpreendido com novas iniciativas da Unicamp envolvendo alunos do ensino médio, acabei desistindo”.
Segundo Morano, é importante ver o primeiro trabalho publicado, galgar posições e graduar-se, “mas o feito mais importante é sentir a alegria de vocês e ver que podem melhorar este país. Hoje estou melhor no convívio com o ambiente universitário e me preparando para o futuro”, salientou.
O coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, elogiou o professor Morano, acrescentando que ele tem sido o mais entusiasta de todos os orientadores. Aproveitou para enfatizar em sua fala o valor da descoberta da vocação e de desmistificar a barreira existente entre o ensino médio e o ensino superior com programas como o Pibic-EM. “Muitos alunos que estão aqui foram aprovados em várias universidades e creio que nossa maior contribuição foi para que encontrassem suas aptidões.”A professora Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp e anfitriã do evento, citou o educador Paulo Freire ao lembrar que o ensino é revolucionário e que transforma a vida das pessoas. “Quando aprendemos, somos capazes de enxergar melhor o mundo. A observação nos faz compreender a teoria e a experiência. Vejo que o ensino também é uma atividade de amor. É algo tão sublime que ensinamos e nem percebemos que o aprendizado fez diferença no aluno”, comentou.
Gláucia Pastore admitiu que não é fácil vencer etapas nos estudos e que o sentimento de incapacidade às vezes aparece, porém realçou que a capacidade de ousar e de querer é o que distingue o ser humano. A pró-reitoria, além de agradecer sua equipe, reconheceu o empenho dos professores, pesquisadores, orientadores, funcionários, toda a infraestrutura disponibilizada pela Universidade e o apio do CNPq.O coordenador do Pibic-EM, professor Fernando Coelho, pontuou que o programa vem cumprindo o seu papel de introduzir os alunos ao conhecimento do método científico, vem abrindo a oportunidade para os estudantes do ensino médio no reconhecimento de sua vocação e tem procurado atrair novos talentos para a Universidade. “Damos muita atenção a essa iniciativa e pretendemos expandir o número de participantes.”
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Universitários (Preac) João Frederico Meyer falou aos alunos que eles podem ter a certeza de que estão na melhor Universidade do país e que vieram para os bancos universitários para ensinar como se deve trabalhar com as escolas públicas. João Frederico foi um dos defensores de bolsa de estudos para os alunos do ensino médio quando dirigiu o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), recordou.
A diretora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de Campinas Leste, Tassita Ramos, relatou que muitos alunos relacionados à ela estão no Pibic-EM e que a Unicamp vem colaborando para o crescimento desses jovens rumo ao seu futuro profissional. O professor Antonio Schiavo, da Diretoria Regional de Ensino de Campinas Oeste, contou aos presentes que esta é a terceira vez que comparece à Unicamp neste ano para um evento que tem como foco os alunos do ensino médio: o programa Ciência & Arte nas Férias (CAF), o Química em Ação e o Pibic-EM.
“Esse momento é importantíssimo para quem busca um ideal. Que vocês, formandos, levem esta novidade para outros alunos e lhes digam que podem estudar aqui”, disse Schiavo. Ele fez ainda uma “provocação” para o pró-reitor da Preac, que é matemático, para a realização de um novo evento: o Matemática em Ação. João Frederico e Gláucia Pastore acharam interessante a sugestão e mencionaram que vão estudar o assunto.
A professora Leila Orssolan, representante da Secretaria Municipal de Educação, declarou que este evento coroa um trabalho de grande relevância para o ensino médio. “Desejo que mais incentivos como esse cheguem até nossos alunos.”
Formandos
A formanda Kelly Cristina Teófilo, 17 anos, estudou na Escola Therezina da Fonseca Pares, no bairro Bandeira 2, em Campinas. O tio a inscreveu no Pibic-EM e um irmão também. Kelly desenvolveu um projeto na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp sobre produção de água para frangos de corte, sob orientação da professora Rojane Kletecke, do Departamento de Ambiência de Animais. Já está com os olhos no Vestibular, mas em outra área. Quer ingressar no curso de Artes Visuais do Instituto de Artes (IA). Tímida, Kelly já recolhe os louros. Em breve, começa um estágio na agência dos Correios. Muito feliz pela participação no programa, ela frisa que essa experiência foi fundamental. "Hoje sei o que é uma universidade e sei como é atuar em pesquisa", garantiu.
A professora Rojane orientou três alunos formandos de 2013-2014 e tem agora sob a sua responsabilidade outros três, que os qualifica como muito interessados e dedicados. "Além de ser bom para a formação deles, é o primeiro contato com a pesquisa acadêmica. Eu os estimulo sempre a continuar estudando, pois o ensino não acaba", acredita.
Também formando do Pibic-EM, Gustavo Scholl, 17 anos, fez o programa na Faculdade de Tecnologia (FT), no campus de Limeira. Trabalhou com robótica, orientado pelo professor Marco Antonio Garcia de Carvalho. Ainda frequenta o terceiro ano do ensino médio na Etec Trajano Camargo. Sua tarefa foi produzir um kit de robótica fornecido pela empresa Lego, o qual apresentou inclusive no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2013. Gustavo conhece bem a Unicamp e sempre que pensa em estudar na Universidade pensa em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. "Gostei muito desse ano. Foi trabalhoso e de muitos aprendizados. Quero mais", concluiu.