Atleta paralímpico da Unicamp é
convocado para Seleção Brasileira
07/03/2014 - 16:00
- Images:
- Images Editor:
O ex-policial Lenílson Tavares de Oliveira, integrante do projeto de atividades de Educação Física e Esportes, realizado na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, foi convocado para a Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas. Com isso, pode vir a fazer parte da equipe que irá disputar os Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016. O convite surpreendeu o atleta de quarenta anos e a equipe técnica da FEF, embora todos viessem acompanhando seus os bons resultados.
Lenílson foi policial militar por quinze anos até que um acidente levou ao amputamento de sua perna esquerda na altura do joelho. Durante a recuperação foi orientado a praticar alguma atividade física para ajudar na tratamento físico e mental. “Vi uma reportagem na televisão dizendo que na Unicamp havia uma atividade esportiva com deficientes”, revelou. A esgrima foi novidade para Lenílson, que nem sabia da existência da modalidade adaptada do esporte. “Fui apresentado à esgrima em cadeira de rodas sem saber nada. Comecei a treinar e com o tempo os resultados foram aparecendo”.
Com o apoio de estagiários do curso de Educação Física, que aprendem junto com os integrantes as especificidade das modalidades praticada, Oliveira foi evoluindo no esporte. "A partir desse momento trocamos o foco da reabilitação e qualidade de vida para um treinamento de alta performance, visando a disputa de competições do esporte", afirma o professor José Irineu Gorla, coordenador do Laboratório Integrado da FEF (LABFEF), e coordenador do projeto de Extensão Atividades Motoras Adaptadas e um dos responsáveis pela implantação da esgrima em cadeira de rodas no projeto.
“Lenílson se destacou nessas competições e foi convocado para a seleção brasileira de esgrima em cadeira de rodas e ainda pode ser convidado a representar o país nas Jogos Paralímpicos do Rio 2016”, comenta Gorla. Lenílson recebeu a convocação da Seleção Brasileira no início de fevereiro para atuar como atleta de florete (categoria A), tendo se preparado na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA) em Pirassununga-SP e na Unicamp.
A FEF e os esportes paralímpicos - A FEF, através de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, tem oferecido à comunidade de Campinas e região, desde 1989, atividades de Educação Física e Esportes para pessoas com deficiência física, de maneira inovadora. Exemplos são as pesquisas de mestrado e doutorado que resultaram, tanto em episódios relacionados à educação física escolar e de lazer, quanto ao desenvolvimento sobre o esporte de alto rendimento, com destaque, neste último, para a participação efetiva de alunos e ex-alunos de graduação ou de pós-graduação com estudos na FEF, nas últimas seis Paralimpíadas (Barcelona-1992; Atlanta-1996; Sidney-2000; Athenas-2004; Pequim-2008; Londres-2012).
Comentários
Parabéns!
Gorla, Lenílson, Anselmo e todos os demais colegas envolvidos nos projetos da FEF.
Esta convocação, as publicações recentes, o sucesso nos projetos, e outras tantas atividades mostram que é possível aliar pesquisa, ensino e extensão numa universidade como a UNICAMP, e que em harmonia estas esferas podem dar fabulosos resultados.
Parabéns meus caros!