Fóruns Permanentes têm
início a partir desta terça

10/03/2014 - 15:37

A Unicamp, por meio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), abre nesta terça-feira (11) a edição de 2014 dos Fóruns Permanentes, iniciativa que tem por objetivo estreitar as relações entre a comunidade interna e os diferentes setores da sociedade. Este ano, a programação contará com 30 encontros, que estarão divididos em seis grupos temáticos: Arte, Cultura e Lazer; Ciência, Tecnologia e Inovação; Sociedade e Desenvolvimento; Educação e Desafios do Magistério; Políticas Públicas e Cidadania; e Vida e Saúde. O fórum que dará início aos trabalhos deste ano está inserido neste último grupo e tratará do assunto “Mulheres no Esporte”. A organização é das professoras Helena Altmann e Heloisa Reis, ambas da Faculdade de Educação Física (FEF).

De acordo com o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, os Fóruns Permanentes apresentarão algumas novidades este ano. Uma delas é a realização de um evento por semana. No ano passado, foram dois por semana. “A ideia, com essa medida, é reforçar a importância dos encontros e estimular uma maior participação do público, inclusive de fora da Universidade”, explica. Além disso, prossegue Crósta, a forma como os temas foram agrupados também pretende incentivar as atividades que promovam o diálogo interdisciplinar.

Este ano, a CGU recebeu 93 propostas para a realização de fóruns. Estas foram analisadas por uma comissão formada por docentes de todas as áreas de conhecimento, que chegou aos 30 contemplados. “Todas as propostas, evidentemente, eram relevantes. Assim, além do critério da relevância, a comissão também considerou a atualidade e o impacto que o tema sugerido pode causar para além das fronteiras da Unicamp”, acrescenta o professor José Marcos Pinto da Cunha, assessor da CGU.

Outra inovação dos Fóruns Permanentes, destaca o Crósta, é que os organizadores terão a oportunidade de convidar um palestrante internacional. “A participação de um convidado estrangeiro contribui para qualificar ainda mais o evento e também para ampliar o interesse do público”, considera o coordenador-geral. Segundo ele, desde que foram criados, em 2003, os fóruns têm atraído uma média de 6 mil inscritos por ano, fora as pessoas que acompanham as atividades pela RTV-Unicamp. “Nossa expectativa é que esse número seja ampliado este ano”.

Conforme o assessor da CGU, dos 30 eventos que acontecerão em 2014, quatro serão realizados em Limeira – três na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e um na Faculdade de Tecnologia (FT). Ele informa que o site dos Fóruns Permanentes passará por reformulação, para ter uma navegação mais “amigável”. O evento desta terça-feira será realizado no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a partir das 9h. A programação completa de 2014 pode ser conferida neste endereço.