Floris de Hon, da Elsevier, mostra
o caminho das pedras para publicação

13/03/2014 - 10:39

/
O palestrante Floris de Hon, da Elsevier

O palestrante Floris de Hon, da Elsevier

José Marcos Cunha, do Espaço da Escrita

José Marcos Cunha, do Espaço da Escrita

Fernanda Ogochi, gerente de Estratégia

Fernanda Ogochi, gerente de Estratégia

Mais de 200 inscritos para a palestra

Mais de 200 inscritos para a palestra

O editor Floris de Hon, diretor da área de Ciências da Vida da Editora Elsevier, foi o convidado para ocupar o Espaço da Escrita na tarde de quarta-feira, falando para dezenas de estudantes, professores e pesquisadores da Unicamp sobre “Publicação científica: Insights sobre o que autores, editores e jornais querem”. O palestrante veio diretamente da Holanda para ministrar workshops em algumas universidades brasileiras sobre os processos de aceitação de artigos em periódicos internacionais sob o ponto de vista de um editor de revistas científicas de alto impacto.

O Espaço da Escrita é um projeto estratégico da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) que oferece serviços gratuitos de tradução, versão, revisão e assessoria para facilitar e estimular a publicação e apresentação de trabalhos científicos em revistas ou congressos internacionais. “Um seminário como o de hoje é importante por aproximar os autores de pesquisas das estratégias adotadas por publicações de impacto na comunidade internacional. Mostra o caminho das pedras”, afirma o professor José Marcos Pinto da Cunha, coordenador técnico do Espaço da Escrita.

A Elsevier, a propósito, é líder mundial em publicações nas áreas de saúde, ciência e tecnologia, respondendo por 25% de todo o conteúdo científico publicado no mundo e atendendo a uma comunidade de mais de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde; publica mais de 2 mil periódicos e cerca de 20 mil livros e enciclopédias, e selos como Mosby, Saunders, Churchill, Livingstone e da própria Elsevier. Floris de Hon, que concedeu a palestra no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) é doutor em imunologia molecular pelo Laboratório Central da Cruz Vermelha Holandesa e também fez curso de jornalismo científico.

Fernanda Ogochi, gerente de Estratégia de Jornais Acadêmicos, explica que o interesse da Elsevier em oferecer estes workshops se deve ao acentuado crescimento do número e da qualidade da pesquisa científica no Brasil, que já está entre os 10 países em termos de publicações. “A Unicamp, particularmente, é uma das ‘top five’ do país em publicações, qualidade e cooperação internacional. E Floris de Hon, por sua vez, é responsável por pesquisas em imunologia, famarcologia e também em alimentos – área em que a Unicamp é conhecida como centro de excelência.”