Comitiva da Nature discute
Workshop com Unicamp
17/03/2014 - 13:37
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Ainda hoje é um mito publicar na revista Nature, devido a sua grande qualidade e impacto. “Mas é um mito que pretendemos desmistificar”, salientou o coordenador-geral da Universidade (CGU) Alvaro Crósta durante o primeiro encontro da comitiva da revista Nature com a organização do Workshop Nature na Unicamp. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (17) na sala da CGU e o Workshop começa nesta terça-feira (18) no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), às 9 horas. Leia mais.
Segundo Crósta, a Nature envolve hoje um conjunto de revistas – cerca de 30, chamadas temáticas, que seguem o mesmo padrão. E a revista está abrindo as suas portas para que a comunidade científica conheça o seu trabalho de forma mais profunda. “Isso porque, no Brasil, a participação da comunidade científica ainda fica muito aquém. Pretendemos ampliar essa participação”, ressaltou.
A comitiva da Nature veio composta por quatro editores e subeditores da revista para conversar sobre alguns detalhes a respeito do Workshop que soma 100 participantes. Esse Workshop acaba de ser realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, na Unicamp, destina-se preferencialmente aos docentes e pesquisadores dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Universidade (Cocen). O curso mostrará como escrever as publicações, como os editores avaliam os trabalhos, como funciona a submissão, as abordagens sobre o plágio, linguagem de apresentação, formato do texto, entre outros assuntos.
A pesquisa da Unicamp é de altíssima qualidade. “Por isso queremos conhecer mais de perto os critérios da Nature para conseguir mais publicações”, pontuou a pró-reitora de Pesquisa (PRP), professora Gláucia Pastore, uma das organizadoras do evento, juntamente com a CGU.
“Acredito que precisamos fornecer elementos para que as pessoas compreendam completamente os mecanismos para fazer publicações de qualidade em revistas de qualidade. A nossa expectativa é conseguir mais inserções e evitar fragmentações”, realçou. A professora Gláucia citou como uma das importantes iniciativas da Unicamp a série de palestras do Espaço da Escrita, que colabora para o desenvolvimento das investigações dos alunos de pós-graduação. O Workshop Nature na Unicamp será ministrado totalmente em inglês