Unicamp recebe visitas de
universidades britânicas
17/03/2014 - 10:26
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A Unicamp recebeu na quinta-feira (13) a visita de uma delegação da Universidade de Strathclyde, Grã-Bretanha. Foi formada pela reitora associada, Elizabeth M. Ellis, e pelo responsável pelo recrutamento internacional, Chris Mackay. Os visitantes foram recepcionados pela professora Laura Sterian Ward, assessora da Pró-Reitoria de Graduação e representante da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri). Sediada em Glasgow, Escócia, a Universidade de Strathclyde é uma instituição vencedora de vários prêmios internacionais de empreendedorismo e inovação e conhecida pela realização de várias parcerias o mercado. Entre os objetivos da visita estiveram as possibilidades de cooperação entre as duas universidades, em especial nas áreas de engenharias, ciências aplicadas, biomédicas e farmácia. Junto com a visita foi realizada uma apresentação sobre a Universidade de Strathclyde para alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp no auditório do Instituto de Artes sobre as possibilidades de pesquisas e intercambio que são oferecidas pelo programa Ciências Sem Fronteiras.
Já na sexta-feira (14) foi realizada a visita de representantes da também escocesa Universidade de St. Andrews. A diretora de admissões da universidade, Julie Ramsay, foi recepcionada também pela professora Laura. O objetivo da visita foi explorar a possibilidade de colaboração a longo prazo entre as duas instituições em projetos de intercambio de estudantes e pesquisadores. Fundada há mais de 600 anos, a Universidade de St. Andrews está localizada numa cidade muito pequena e extremamente ligada à vida universitária, que possui uma relação diferenciada e personalizada entre toda a comunidade acadêmica. Entre as áreas que podem ser realizadas parcerias estão a biologia, química, linguística, história, engenharias e administração. St. Andrews já recebe estudantes brasileiros e a realização de convênio com a Unicamp possibilitará o intercâmbio sem a cobrança de taxas.
Ainda na sexta-feira a Unicamp recebeu a visita da delegação da Universidade De Montfort, de Leicester, Inglaterra. Os representantes da instituição britânica, a diretoria do escritório internacional Rachel Shears, e o representante do escritório brasileiro Guilherme Ginjo, foram recebidos pelo professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e representante da Vreri. Estabelecida em 1992 mas originaria de escolas do século XIX, a Universidade De Montford já possui convênios de intercambio com outras instituições, tendo mais de 100 estudantes britânicos no Brasil, atualmente em humanidades, artes, administração, tecnologia, medicina, arquitetura, engenharia da computação e mecânica. A possibilidade de convênio com a Unicamp permitirá a troca de estudantes e professores sem a cobrança de taxas, bem como a parceria na realização de pesquisas em várias áreas.