Geoffrey Hodgson fala sobre soluções
para a desigualdade no capitalismo, no IE
18/03/2014 - 16:27
- Text:
- Images:
- Images Editor:

Como parte da programação de abertura das atividades de pós-graduação no semestre, o Instituto de Economia (IE) decidiu promover duas palestras com convidados internacionais, no auditório Jorge Tápia: o professor Geoffrey M. Hodgson, da University of Herfordshire, falou na tarde desta segunda-feira sobre “Desigualdade: fontes e soluções”; nesta terça, o professor Ronald Dore, da London School of Economics, comenta sobre a “Rivalidade para hegemonia no Pacífico ocidental: China, Estados Unidos e Japão”.
“Muito da minha palestra será sobre desigualdade no capitalismo, sobre a escala de desigualdade em países diferentes, não apenas no Brasil, mas também na Europa”, adiantou Geoffrey Hodgson, que é professor de pesquisa e estudos de negócios. “Vou mostrar como podemos medir a desigualdade em riqueza e em renda, e as muitas consequências negativas para a solidariedade na sociedade. Em seguida tratarei das políticas possíveis para reduzir a desigualdade, focando políticas de distribuição de renda: este é um assunto difícil porque as pessoas não gostam de impostos, mas acho que existem maneiras de contornar isso e atacar o que considero um dos problemas centrais do nosso tempo.”
Geoffrey Hodgson é editor-chefe do Journal of Institutional Economics, autor de 15 livros e de mais 200 artigos em revistas e livros acadêmicos, e também diretor do Grupo de Pesquisa em Evolução Organizacional (Groe), sendo reconhecido como um dos principais críticos da institucionalidade moderna. Já o palestrante de terça-feira, Ronald Dore, é um sociólogo britânico especializado em economia e sociedade japonesas e cujo estudo comparativo dos tipos de capitalismo é altamente respeitado também por economistas, antropólogos, historiadores e outros estudiosos.