Vreri realiza palestra
para alunos ingressantes
18/03/2014 - 12:39
- Images:Divulgação Vreri
- Images Editor:
A Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) da Unicamp realizou na segunda-feira (17) uma palestra para os alunos ingressantes, com o tema "Intercâmbio, o diferencial para seu futuro". Aconteceu no auditório do Instituto de Artes e teve como objetivo estimular, orientar e informar aos novos alunos de 2014 sobre todas as oportunidades de intercâmbios acadêmicos e os critérios da Universidade para que os alunos de graduação e pós possam participar dos diversos programas, cujos processos de seleção ocorrerão durante todo o ano.
O professor Luis Augusto Barbosa Cortez, vice-reitor de Relações Internacionais, deu as boas-vindas aos 280 alunos ingressantes presentes e enfatizou a importância do intercâmbio como parte do projeto acadêmico individual. Apresentou aspectos que diferenciam o aluno com vivência acadêmica fora do país. A professora Laura Sterian Ward, Assessora da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) para assuntos de Internacionalização, ressaltou em sua apresentação o papel fundamental do coordenador de gaduação na orientação individual do aluno quanto ao melhor momento para se realizar o intercâmbio, escolha de seu destino, assim como a indicação das disciplinas a serem cursadas, visando não apenas o melhor aproveitamento acadêmico no exterior, mas também a convalidação de créditos para o próprio curso do aluno na Unicamp. Reafirmou que o coordenador de graduação é a melhor pessoa para aconselhar cada aluno a respeito das possibilidades oferecidas pelos diferentes programas de intercâmbio e pelas diferentes instituições de ensino.
Foram apresentados pela equipe da Vreri alguns dos programas de intercâmbio, incluindo o recém-criado programa institucional Humanidades sem Fronteiras, que terá apoio financeiro da Unicamp; o Ciência sem Fronteiras (CsF) e os diferentes programas de bolsas do Santander Universidades, além de outros programas específicos que também são oferecidos pela Vreri.
Com relação aos critérios de seleção dos alunos, a equipe da Vreri informou que eles variam conforme a especificidade de cada edital. De modo geral são aprovados os alunos de melhor desempenho acadêmico e fluência na língua oficial do país de destino. Foi enfatizado também que a escolha da instituição de destino deve envolver aspirações de longo prazo, não apenas acadêmicas como também profissionais e, neste sentido, escolher uma universidade que já possui colaborações com a Unicamp torna-se mais relevante.
A professora Eleonora Albano, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) para assuntos de Internacionalização, reforçou a importância do domínio da língua inglesa e falou sobre as oportunidades de intercâmbio, desde a Iniciação Científica até a pós-graduação.
Muitas dúvidas foram apresentadas e, após respondê-las, a equipe da Vrei convidou os alunos a visitarem o site, onde são publicados os editais de intercâmbio e fornecidas detalhadas informações sobre os procedimentos envolvidos para cada chamada, assim como os eventos que são realizados para que o aluno tenha acesso às informações de universidades estrangeiras.
A palestra foi concluída pelo professor Cortez, que disse que "a experiência no exterior melhora o desempenho acadêmico, mas exige uma atitude positiva e um esforço maior para manter desempenho de excelência na graduação e pós-graduação. Ter fluência em uma língua estrangeira é imprescindível ". Aconselhou a todos o estudo da língua inglesa, considerando que neste momento é a língua universal. Novas apresentações para alunos ingressantes acontecerão nos dias 24, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e no dia 27. na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira. Mais informações pelo telefone 19-3521-7145 ou e-mail mobilidade_estudantil@reitoria.unicamp.br.