AFPU e Cepre triplicam oferta
de vagas para curso de Libras
24/03/2014 - 08:00
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) acaba de triplicar a oferta de vagas a funcionários para o curso em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), iniciativa realizada em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Gabriel Porto (Cepre). As informações foram repassadas pelo diretor-executivo da AFPU nesta sexta-feira (21), em evento de abertura de três novas turmas do curso em Libras.
Conforme Maurício Calixto de Andrade, o curso em Linguagem Brasileira de Sinais busca ampliar a inclusão social dos deficientes auditivos na Unicamp. Ele acrescentou que nos próximos três anos serão oferecidas 300 novas vagas, totalizando a formação de 400 profissionais de todas as áreas da Universidade.
A abertura do evento, no auditório da unidade, contou com a presença da docente e linguista Ivani Rodrigues Silva, que coordenará o curso. Houve também a realização de duas palestras: A educação de surdos e a obra de Flausino, com a docente Lucia Reily, do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e A surdez e a Linguagem, com Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, também da FCM.
“Não é apenas mais um curso em Libras, mas sim a criação e sedimentação de uma cultura de inclusão, em que cada aluno torna-se um representante da Unicamp no processo de inclusão dos indivíduos com deficiência auditiva", ressaltou Calixto.
Cada turma do curso terá 75 horas de treinamento ministrado por professores do Cepre. Durante o treinamento haverá a presença simultânea de intérprete para acelerar e melhor qualificar o processo de aprendizado, informou o diretor da AFPU. “Atenderemos primeiramente a capacitação das pessoas locadas nas atividades-fim da Universidade, buscando uma maior condição de inclusão para funcionários”, detalhou.
Comentários
Essa foi uma boa notícia
Essa foi uma boa notícia