Parceria
viabiliza
cursinho para
estudantes da
rede pública

25/03/2014 - 14:49

/
A estudante Érika Ferreira

A estudante Érika Ferreira

Início das aulas preparatórias

Início das aulas preparatórias

Professor do cursinho, aluno e bolsista da Unicamp

Professor do cursinho, aluno e bolsista da Unicamp

Grupo envolvido com a iniciativa

Grupo envolvido com a iniciativa

A estudante Érika dos Santos Ferreira, 20 anos, começou em janeiro deste ano o curso de informática no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), unidade que pertence à Unicamp. Sem condições financeiras para custear um cursinho particular, Érika atribuiu o sucesso na preparação para o disputado exame do colégio técnico a uma iniciativa social e educativa apoiada pela Universidade: o curso pré-vestibulinho do Cescon (Centro Estudantil e Social de Convivência).  A iniciativa é voltada aos processos seletivos dos principais colégios técnicos públicos do país. 

“O cursinho contribuiu bastante para a sequência dos meus estudos. Como eu vim da rede pública, tinha poucas condições de entrar num colégio da qualidade do Cotuca. Acho muito importante este projeto. Do mesmo modo que fui beneficiada, outros alunos da rede pública, sem condições de pagar um cursinho privado, também podem ser beneficiados. Às vezes, o adolescente da rede pública não imagina que é possível chegar aqui. E é sim!”, encoraja a estudante durante entrevista concedida no intervalo de uma das aulas do Cotuca.

O curso preparatório do qual Érika Ferreira se beneficiou é realizado por meio de uma parceria que envolve um grupo de voluntários e diversas instituições, como a Unicamp, o Cescon, a Organização Não Governamental (ONG) Sonha Barão e a Igreja Presbiteriana, todas as entidades localizadas no distrito de Barão Geraldo. Há também o apoio do cursinho particular de Campinas Precoltec, que cede gratuitamente o material didático.

As aulas do cursinho do Cescon, em período matutino e vespertino, iniciaram na última segunda-feira (24), com duas turmas totalizando 70 estudantes. A iniciativa é voltada exclusivamente a estudantes de escola pública. As seleções dos estudantes são feitas com base nas melhores notas do histórico escolar. “Além da Erika, vários alunos também passaram em outros colégios técnicos. Temos estudantes que entraram no Cotil [Colégio Técnico de Limeira], no Etecap [Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado], Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ] e Bentão [Escola Técnica Estadual Bento Quirino]”, comemora a voluntária e coordenadora pedagógica do cursinho, a linguista Astrid Nilsson Sgarbieri.

O cursinho começou a ser apoiado pela Unicamp no passado, quando ainda estava em um estágio piloto, informam Celso Ribeiro de Almeida e Ângela Maria Moraes, funcionários da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). 

“No ano passado o Cescon procurou a Unicamp. A ideia foi desenvolver o cursinho num formato em que alunos da Unicamp, bolsistas de auxílio social do SAE [Serviço de Apoio ao Estudante], pudessem ministrar as aulas. Começou como um projeto piloto, em aulas somente no período matutino e com apenas três bolsistas do SAE. Para 2014, reforçamos a parceria conseguindo 12 bolsistas atuando em dois períodos”, conta Celso Ribeiro.

Ângela Moraes acrescenta que a proposta é que a Unicamp amplie a parceria com o Cescon. “A ideia, no futuro, é que a Universidade leve mais atividades de Extensão para o Cescon, dando possibilidade, tanto para os alunos da Unicamp aprimorarem suas habilidades, quanto para a comunidade de Barão Geraldo”, adianta. 

A parceria envolvendo Unicamp e Cescon conta com a colaboração voluntária de Rubens Nogueira e Davi Romualdo, respectivamente presidente e vice-presidente do Cescon; de Astrid Nilsson Sgarbieri e do professor da Unicamp Hyun Mo Yang, que atua no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). 

Serviço
O Cursinho do Cescon ocorre na sede da entidade, na Rua Francisco Andréo Aledo, 158, no distrito de Barão Geraldo. Informações no telefone: 19-3289-3239. 

Comentários

Parabéns aos alunos e em especial à aluna Erika! Ela se dedicou. Ingressou com as aulas já em andamento, mostrou dedicação e hoje colhe os frutos! Parabéns a todos nós!

Email: 
bosso@unicamp.br

Uma grande iniciativa que começou pequena que vale a pena ser divulgada.

Email: 
prdaviromualdo@gmail.com

Parabéns para quem teve a iniciativa. É assim que se começa, pequeno e que se desenvolve e se transforma em um grande projeto afim de beneficiar tantos que precisam! Ano que vem, espero que minha filha faça parte desse projeto!! Parabéns !!!

Email: 
szagatto@gmail.com