Ex-aluno de Multimeios produz
curta-metragem sobre autismo
26/03/2014 - 11:22
- Text:
- Images:Álbum Particular
- Images Editor:

O curta-metragem “Espectro”, que aborda o tema do autismo infantil e está sendo produzido pelo cineasta Igor Capelatto, ex-aluno de pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, começa a ser gravado esta semana no Polo de Cinema de Paulínia. Nesta sexta-feira (28), será realizada uma coletiva de imprensa da qual participarão o próprio Capelatto, o diretor Fernando Negrovsk e alguns atores, entre eles o protagonista do filme, Jone Brabo, que tem em seu currículo passagens pelos programas Zorra Total e Turma do Didi, além da novela Salve Jorge.
De acordo com Capelatto, a ideia do filme foi do diretor Fernando Negrovsk, a partir de campanhas que ele viu na mídia sobre o autismo. “Ele notou que essas campanhas abordavam o autismo em si, mas não focavam como os pais recebem a notícia de que seus filhos são autistas. É este aspecto que vamos mostrar no curta. O Fernando recorreu a vários profissionais e instituições para poder escrever o roteiro”, conta.
“Espectro”, conforme Capelatto, é uma obra de ficção. Uma dos aspectos mais importantes que o filme irá tratar é a crise de identificação dos pais em relação aos filhos autistas. “Os pais se envolvem tanto no tratamento do filho, que é comum que eles reproduzam alguns dos sintomas da criança. Ou seja, ao tentar entender e ajudar, eles se colocam no lugar do filho e agem, em alguma medida, como ele. Isso não é bom para nenhuma das partes”, observa o produtor do curta.
Outro ponto que o filme abordará é a falta de suporte dos serviços de saúde pública aos pais. Segundo Capelatto, as crianças normalmente têm atendimento assegurado, mas os pais não. “O que acontece, por exemplo, é que o casal é orientado a tratar o filho como um paciente, mas não recebe o suporte adequado para lidar com essa situação”, acrescenta.
Pelo cronograma estabelecido, a edição do filme deverá ficar pronta dentro de dois meses. “A partir daí, vamos inscrever o curta em alguns festivais, inclusive o de Paulínia. Em dezembro, vamos encaminhá-lo para canais de TV. Também em dezembro faremos o lançamento de ‘Espectro’ em Indaiatuba e Campinas, na rede de cinemas Topázio”, adianta Capelatto.