Programa Viva Mais realiza
planejamento estratégico

26/03/2014 - 14:03

/
Patrícia Leme, coordenadora do Cecom e Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da Reitoria

Patrícia Leme, coordenadora do Cecom e Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da Reitoria

Foram encerradas na  segunda-feira (24) , as oficinas de Planejamento Estratégico (Planes) do Programa “Viva Mais” de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas da Unicamp, referentes ao período 2014-2016. O programa foi criado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), em 13 de agosto de 2003. A partir de 2011 passou a fazer parte das atividades do Centro de Saúde da Comunidade, o Cecom da Unicamp. Atualmente encontra-se sob a coordenação da médica Patrícia A. Falabella Leme, coordenadora do Cecom e que também preside o grupo de trabalho Viva Mais.

Nos seus quase 11 anos de existência, o Programa “Viva Mais” tem feito importantes ações de informação e orientação através de campanhas, palestras, cartilhas para as chefias, fóruns de debate, entre outras. A ideia do Planes surgiu em uma das reuniões do grupo de trabalho, com o objetivo de fazer uma grande reflexão conjunta acerca da problemática que pode representar o uso de tabaco, álcool e drogas dentro da Universidade e de tudo que já foi realizado pelo Programa, norteando as ações para os próximos três anos.

A médica Renata Cruz S. Azevedo é professora do Departamento  de Psiquiatria, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), coordenadora do Ambulatório de Substâncias Psicoativas do HC e coordenadora técnica do Programa “Viva Mais”. Ela alerta que “dados nacionais recentes registram que 19% dos universitários fazem uso frequente de bebidas alcoólicas, 44% informaram ter bebido em binge (porre) no último mês, 48,7% já experimentaram drogas ilícitas, o dobro da taxa da população brasileira, e 26% informaram o uso de mais de uma droga no último ano”.

As três oficinas, realizadas nos dias 17, 19 e 24 deste mês, tiveram como facilitadoras Eneida Rached Campos e Maria Bernadete de B. Piazzon, que se basearam nas metodologias da Future Search, do Planejamento Estratégico Situacional e do Balanced Score Card.

Como resultados principais das oficinas, Patrícia A. Falabella Leme ressalta a elaboração da Missão do Programa Viva Mais: “propor, implantar e acompanhar ações relativas ao uso de substâncias psicoativas, de forma integrada na Unicamp”, das premissas, dos valores, da visão de futuro e a definição de quatro questões estratégicas que irão se desdobrar em ações de impacto a serem desenvolvidas entre 2014 e 2016. Ela declara que “o Cecom tem por tradição valorizar o cumprimento das ações desenhadas desde o seu primeiro planejamento estratégico, trazendo maior significado ao trabalho de cada um e da equipe da qual faz parte”. Acrescenta que isso tem gerado muitos resultados satisfatórios, e não será diferente com o Programa Viva Mais”.

 

Comentários

Quero parabenizar toda equipe coordenadora, que não mediram esforços para concluir esse trabalho e que gentilmente aceitaram todas as colaborações que foram apresentadas pelos participantes. Com uma didática bem interativa motivaram e criaram um ambiente muito bom para o andamento dos trabalhos. Abraços,
Marilene

Email: 
marilene.alice@gmail.com