Unicamp lança
editais para
programas de
curta duração
no exterior

28/03/2014 - 14:32

Luís Cortez, vice-reitor de Relações Internacionais

Dentro da nova estratégia de internacionalização da Unicamp traçada até 2017, a Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) anuncia o lançamento de cinco editais a partir de 1º de abril, envolvendo 50 bolsas e recursos da ordem de R$ 2 milhões, com prazos para inscrições que vão até o final de maio. A estratégia é alcançar um novo patamar de internacionalização gerando mais oportunidades e abrindo outras frentes para áreas e setores menos contemplados da Universidade. Trata-se de programas promovendo viagens de curta duração para fomentar contatos e parceiras em instituições estrangeiras. 

O professor Luís Cortez, vice-reitor de Relações Internacionais, informa que uma chamada é para o programa “Cooperação Mundial” (modalidade docente/pesquisador), com a seleção de 24 propostas. Os professores poderão ser acompanhados por estudante de graduação ou pós-graduação, realizando visitas técnicas e viabilizando atividades de pesquisa em conjunto com o pesquisador da instituição destino. 

Outra chamada é do programa “Humanas sem Fronteiras”, destinado a docentes do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Instituto de Economia (IE), Faculdade de Educação (FE), Instituto de Artes (IA) e cursos na área de administração da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Serão concedidas 12 bolsas para viagens por períodos de até 10 dias. 

Para o programa “Internacionalização dos Colégios Técnicos” serão selecionadas quatro propostas, contemplando diretores, coordenadores de curso e professores dos colégios técnicos da Unicamp, que por períodos de até uma semana visitarão colégios técnicos no exterior. Além das visitas técnicas, espera-se o estabelecimento de parcerias para atividades conjuntas e mobilidade de estudantes. 

A Vreri espera uma boa concorrência na linha “Mobilidade de Funcionários Técnicos Administrativos”, com 10 bolsas aos colaboradores que têm menos oportunidade de  viajar para o exterior. As viagens são de até 30 dias, para realização de estágios, visitas técnicas e participação em cursos e treinamentos em universidades estrangeiras com as quais a Unicamp possui convênio vigente, em áreas correlatadas de atuação. 

O programa “Faepex Internacional”, por outro lado, inclui uma nova de linha de fomento exclusivamente para recepção de estudantes estrangeiros de graduação e pós-graduação. Serão apoiados projetos de dois a três meses envolvendo estágios, atividades em laboratório, iniciação científica e pesquisa. Os alunos visitantes serão matriculados em uma disciplina de intercâmbio internacional, aberta pela Vreri em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG). 

As inscrições para os cinco programas devem ser realizadas online no site da Vreri, a partir de 1 de abril.