Projeto Miseal lança linha de doutorado
transnacional em Formação em EsIInE
01/04/2014 - 10:59
- Text:
A criação de uma linha de doutorado transnacional em Formação em EsIInE – Estudos de Inclusão, Interseccionalidade e Equidade será um dos temas centrais do III Encontro Geral do Projeto Miseal no Brasil, realizado no auditório do Centro Cultural do Instituto de Letras e Linguagem (IEL) da Unicamp, entre 2 e 4 de abril, a partir das 9h30. Participam do evento pesquisadores dos 16 países latino-americanos e europeus que integram o projeto Medidas para a Inclusão Social e Equidade em Instituições de Ensino Superior (Miseal), desenvolvido desde 2012 em parceria com a Comunidade Europeia, no âmbito do projeto Alfa III. O projeto é coordenado pelo Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp, em conjunto com o Instituto de Estudos Latinoamericanos da Freie Universität Berlin.
Perspectiva transnacional
A linha de pós-graduação é um dos resultados do projeto Miseal. O projeto-piloto da pós-graduação, que será lançado oficialmente em setembro, conta com a participação de instituições de ensino superior de quatro países latino-americanos (Brasil, Guatemala, Peru e Argentina) e um europeu, a Alemanha. No Brasil, o doutorado será oferecido pela Unicamp, no âmbito da pós-graduação em Ciências Sociais. “É uma iniciativa inovadora, com o objetivo de promover pesquisas a partir de uma visão interseccional dos processos de exclusão no ensino superior”, explica a vice-coordenadora da linha de pesquisa, Ângela Carneiro Araújo.
Ou seja, o objetivo é analisar a multiplicidade de fatores que atravessam os processos de exclusão de diversos grupos populacionais do ensino superior na América Latina, tais como as camadas mais pobres da população, minorias étnicas, raciais, de gênero ou por sua orientação sexual. Outro objetivo da pós-graduação é estimular a mobilidade de estudantes, que poderão realizar o doutorado parcialmente ou integralmente no exterior, numa das instituições participantes.
Sistema de indicadores transnacional
Durante o evento, no dia 2, será lançada a publicação Construyendo un sistema de indicadores interseccionales - Procesos de armonización en instituciones de educación superior de América Latina” que reúne dados acesso ao ensino superior nos 12 países latino-americanos e as instituições de ensino superior que participam do Miseal. O estudo mostra, por exemplo, que o Brasil tem a 9º taxa de escolarização bruta no ensino superior entre 12 países analisados. A construção de indicadores capazes de analisar a exclusão e a equidade de acesso ao ensino superior é um dos objetivos centrais do projeto Miseal.
Programação
A mesa de abertura, sobre “Inclusão e Pós-Graduação”, contará com a participação da Vera Soares, subsecretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR); André Lazaro, pesquisador internacional da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Brasil, e Cecília Sardenberg, professora e pesquisadora dos programas de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim) e de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A mesa será coordenada pela professora Maria Conceição da Costa, coordenadora técnica do Miseal, professora do Instituto de Geociências da Unicamp e pesquisadora do Pagu. Na quarta-feira, dia 2, de tarde, ocorrerá o Fórum de Apresentação das Linhas de Pós-Graduação, em que os países envolvidos no doutorado debaterão o projeto-piloto.