Um grupo com oito bibliotecários da Associação Canadense de Bibliotecas de Pesquisa (CARL) veio conhecer, na manhã desta quarta-feira, 2, o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU). Na visita, além das instalações da Biblioteca Central e as Coleções de Obras Raras, os canadenses passaram pela biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e pela construção da Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especiais (BORA). No período da tarde foi programada a ida do grupo ao Arquivo Edgar Leuenroth (AEL).
Os membros da associação têm interesse em saber como funcionam bibliotecas voltadas para o público de pesquisa em vários países. “A ideia deles é trocar informações e saber como as bibliotecas atuam junto à sua comunidade”, afirmou Luiz Atílio Vicentini, coordenador do SBU. Para Vicentini, a visita do grupo representa a visibilidade que o sistema da Unicamp tem fora do Brasil.
Durante a reunião os bibliotecários assistiram a uma apresentação com detalhes sobre o acervo, a utilização do SBU, as tecnologias utilizadas. “Eles trazem algumas questões que gostariam de discutir como, por exemplo, o acesso aberto, a biblioteca digital de teses e como a biblioteca ajuda a universidade no desenvolvimento das pesquisas”, detalhou Vicentini.