Ciência do Desporto reúne
500 congressistas na Unicamp

03/04/2014 - 11:25

/
Montagner discursa na cerimônia de abertura

Montagner discursa na cerimônia de abertura

Organização para receber 500 inscritos

Organização para receber 500 inscritos

Ken Nosaka concede conferência de abertura

Ken Nosaka concede conferência de abertura

Cerca de 500 estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da educação física participam do 5º Congresso de Ciência do Desporto e 4º Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, que está sendo realizado no Centro de Convenções da Unicamp. O evento visa ao diálogo acerca das produções e desafios técnico-científicos da área, através do intercâmbio nacional e internacional, com duas conferências principais, 13 mesas-redondas e apresentação de cerca de 200 trabalhos. A organização é do Departamento de Ciências do Esporte (DCE) da Faculdade de Educação Física (FEF). 

O professor Orival Andries Júnior, presidente do encontro, afirma que a programação traz temas relacionados às diversas áreas da educação física – como saúde, esportes de competição e atividades voltadas a portadores de necessidades especiais –, abordados por sete convidados internacionais e especialistas de importantes instituições nacionais. “Temos mesas temáticas tratando, por exemplo, dos benefícios que a Copa do Mundo e a Olimpíada proporcionarão ao país, do relacionamento da mídia com o esporte e outra mais específica do futebol.” 

Para Orival Andries Júnior, os dois megaeventos esportivos programados para o Brasil têm incrementado as pesquisas na área do desporto. “Nosso grande desafio é fazer com que as pesquisas cheguem à sociedade e parece que estamos conseguindo este ganho na ciência voltada para o esporte. Percebemos um aumento de interesse no congresso, que tem mais de 500 inscritos e vai englobar um grande campo de atuação da educação física. Nossos trabalhos vêm obtendo ótima repercussão inclusive no exterior.” 

Participaram da cerimônia de abertura os professores Paulo Cesar Montagner, chefe de Gabinete do Reitor e ex-diretor da FEF, Paulo Ferreira Araújo, atual diretor da unidade, e Miguel de Arruda, diretor associado. “Quando da criação da FEF, algumas pessoas entendiam educação física e desporto como sinônimos e achavam que a escola não caberia em uma universidade que já tinha sólida vocação para a pesquisa em alta tecnologia. Chegar a 2014 com um congresso deste nível é motivo de muito orgulho”, disse Montagner. 

Paulo de Araújo, por sua vez, lembrou que neste ano a FEF está completando 30 anos de existência, atendendo plenamente à expectativa de servir como referência na área de educação física, trilhando sua vocação para a pesquisa, ensino e extensão. “Estamos formando uma média de 110 graduandos e 50 novos mestres e doutores por ano, e mantendo atividades de vários grupos de pesquisa e extensão. Este congresso da FEF tem uma formatação alinhada com as suas ideias, oferecendo a oportunidade para reflexões sobre o fenômeno do desporto nas suas diferentes manifestações, valorizando a pesquisa e assegurando a divulgação dos trabalhos na área.” 

A conferência de abertura do 5º Congresso e 4º Simpósio de Ciência do Desporto, sobre “Lesão muscular induzida pelo exercício”, foi ministrada pelo professor Ken Kazunori Nosaka, da Edith Cowan University (Austrália), considerado uma autoridade mundial em pesquisas voltadas ao dano muscular relacionado a fadigas e ao exercício dirigido especialmente a doenças crônicas. O evento também reúne convidados da Argentina, Canadá, Portugal e Inglaterra, bem como da Unicamp, USP, Unifesp, UEL, PUC-SP, UFRGS, UFScar, UFABC, UFMG, UnB, UFPR, Comitês Olímpico e Paraolímpico Brasileiros, EPTV, Band Sport e Cruzeiro Sport Club.