Tadeu Jorge abre encontro sobre gestão
compartilhada de pessoas e saberes

29/04/2014 - 16:06

Uma instituição contemporânea e humanista precisa fazer não somente a gestão de pessoas, mas dos saberes pertencentes aos seus recursos humanos. É assim que deve ser para uma universidade que lida com a produção de conhecimento como a Unicamp, afirmou o reitor José Tadeu Jorge na manhã desta terça-feira (29) durante a abertura do 1º Encontro de Gestão Compartilhada de Pessoas e Saberes. 
O reitor José Tadeu Jorge
“A história de que as pessoas são o grande capital de uma instituição, especialmente uma instituição pública que trabalha com o avanço do conhecimento como a Unicamp, é antiga. O que há de moderno é saber utilizar o conhecimento destas pessoas e encontrar mecanismos que permitam que a instituição cumpra seus objetivos da melhor maneira possível”, falou Tadeu Jorge ao público presente.

O evento, realizado no auditório II do Centro de Convenções, foi organizado pelos quatro órgãos ligados à gestão de pessoas na Universidade: Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) e Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). 
Encontro realizado no Centro de Convenções
O reitor destacou que umas das ações da sua gestão à frente da Unicamp foi estabelecer uma nova configuração para tais órgãos, antes ligados à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). Agora, DGRH, Cecom e AFPU estão vinculados, diretamente, ao gabinete do reitor. O GGBS já estava integrado, anteriormente, à estrutura da reitoria. O objetivo da medida, executada no final do ano passado, é tornar as ações de recursos humanos mais abrangentes, integradas e conectadas com o Planejamento Estratégico (Planes) da Universidade. 

“Hoje nós temos uma PRDU que trata de uma questão extremamente relevante, uma ação da Universidade que certamente concatena todas as ações administrativas, que é o Planejamento Estratégico. A PRDU faz isso sem se encarregar, diretamente, da responsabilidade do dia a dia de nenhuma destas ações. Ela passou a tratar de toda a estrutura de planejamento e avaliação, tornando esta nova estrutura mais integrada”, explicou.  

Tadeu Jorge afirmou ainda que esta integração entre os profissionais de uma instituição é uma questão primordial na atualidade. “Os saberes necessários para que uma instituição seja de ponta e tenha qualidade, como é o caso da Unicamp, nunca estarão reunidos em uma pessoa, em duas, cincos, dez... Mas em milhares de pessoas. E é preciso esta integração para que a resultante destes saberes seja algo que aponte na direção correta.”

Público acompanha 1º Encontro de Gestão Compartilhada de Pessoas e SaberesTambém participaram do abertura 1º Encontro de Gestão Compartilhada de Pessoas e Saberes, o chefe de gabinete da reitoria, Paulo Cesar Montagner; o chefe de gabinete adjunto, Osvaldir Pereira Taranto; as pró-reitoras de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars; e de pesquisa, Gláucia Maria Pastore; e o vice-reitor executivo de administração, Oswaldo da Rocha Grassiotto.

Ações 
Após a abertura, gestores da DGRH, GGBS, AFPU e Cecom fizeram apresentações das ações que estão sendo realizadas em conjunto pelos órgãos. Maria Aparecida Quina de Souza e Ademilde Félix, da DGRH, falaram sobre o projeto RH em redes, que integrará as áreas de recursos humanos de várias unidades e órgãos, além de otimizar as ações com os demais órgãos de gestão de pessoas. 

Patrícia Asfora, do Cecom, falou sobre o Programa de Atendimento Móvel às Urgências, iniciativa que o órgão deverá implementar para a comunidade nos próximos meses. Mauricio Calixto de Andrade, da AFPU, explicou o projeto da Escola de Educação Corporativa (Educorp), uma expansão das atividades da AFPU. Edison Cardoso Lins, do GGBS, apresentou, por fim, as novidades do Simtec (Simpósio de Profissionais da Unicamp) e de uma pesquisa estatística cujo foco foi traçar um perfil do funcionário da instituição, tanto no setor financeiro, como social.
Os gestores da DGRH, GGBS, Cecom e AFPU