Pesquisadores da área de Física
recebem dicas sobre publicações
30/04/2014 - 15:06
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A diretora das publicações da área de Física da editora holandesa Elsevier, professora Charon Duermeijer, apresentou o workshop Publishing Insights - Physics and Natural Sciences na manhã desta quarta-feira, 30, no auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). O evento foi organizado pelo Espaço da Escrita, projeto estratégico da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) e direcionado aos docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação das áreas de Física, Ciências Exatas e Ciências Naturais.
A Elsevier é uma das principais editoras do mundo na publicação de conteúdos científicos, técnicos e profissionais. A empresa é líder mundial em publicações nas áreas de saúde, ciência e tecnologia, respondendo por 25% de todo o conteúdo científico publicado no mundo e atendendo a uma comunidade de mais de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde; publica mais de 2 mil periódicos e cerca de 20 mil livros e enciclopédias, e selos como Mosby, Saunders, Churchill, Livingstone e da própria Elsevier.
A gerente de estratégia da empresa, Fernanda Ogochi, abriu a apresentação com um panorama da Elsevier e suas publicações. Ela reafirmou a importância do Brasil e da Unicamp nas pesquisas. “O país está crescendo muito em pesquisas, não apenas em quantidade, mas também na qualidade dos estudos”, assinalou.
Responsável por 79 publicações da Elsevier na área de Física, Charon Duermeijer afirmou que a Unicamp também cresce nessas pesquisas. Mas. de acordo com a professora, os pesquisadores de modo geral ainda cometem muitos erros ao submeter artigos às publicações da editora. “Normalmente os pesquisadores olham o fator de impacto de uma revista quando principalmente deveriam olhar qual seu escopo, eles perdem o foco”.
Outro problema citado pela diretora da Elsevier diz respeito aos resultados das investigações científicas. “Os editores querem contribuições reais à ciência, que os pesquisadores aumentem a fronteira do conhecimento. Alguns são muito pressionados para publicar e acabam dividindo em pedaços um trabalho importante quando deveriam apresentar um artigo mais robusto”.
Não é a primeira vez que a editora envia representantes para workshops na Unicamp. Membros da Elsevier já estiveram entre o ano passado e este ano na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e no próprio Espaço da Escrita, que organiza os cursos, com o objetivo de aumentar os conhecimenmtos dos pesquisadores da universidade sobre os processos de submissão e aceitação de artigos em periódicos internacionais.