Três regentes
da Unicamp
na Mostra
Cultural
Paulista

30/04/2014 - 13:02

Coral Zíper na Boca, da Unicamp, participa da Mostra Paulista

Três grupos de coral regidos por artistas formados na Unicamp se apresentam neste domingo, 4, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital, na Mostra do Mapa Cultural Paulista. A mostra, que leva ao público de São Paulo corais selecionados ao longo de 2013 nas fases municipal e regional do Mapa Cultural Paulista, acontece nos dias 3 e 4 de maio, com início às 19 horas (dia 3, sábado) e 18 horas (dia 4, domingo).

Dos grupos regidos por maestros da universidade  e selecionados para a mostra, o Zíper na Boca tem vínculo direto dom a Unicamp: é ligado ao Núcleo de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic), e é composto por alunos, professores e funcionários da universidade. Existe desde 1985. Sua regente, a maestrina Vívian Nogueira, é doutora em Música pela Unicamp, onde estudou regência durante a graduação e também fez mestrado. Esta é a terceira vez que o Zíper na Boca é contemplado no Mapa Cultural: as duas ocasiões anteriores foram em 1996 e em 2012, na categoria coro comum. Agora, na edição 2013/2014, o Zíper na Boca foi selecionado na categoria coro cênico, que associa técnicas teatrais e de expressão corporal à performance da música.

Os outros dois regentes são ex-alunos da Unicamp. Wilson Nascimento, maestro do Coral Municipal de Cajamar, formou-se na universidade em 1995, em regência, e sempre lidou com corais. “Trabalho com coro desde adolescente”, disse ele. “Meu instrumento, mesmo, é a voz”. O Coral Municipal é mantido pela prefeitura de Cajamar, e existe há 16 anos. Além desse coro, Nascimento rege também o coral da 3M Brasil, em Sumaré (SP), e o coral do SESCON – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis – de Campinas. O músico também integra o trio vocal Trappistas, composto por, além de Nascimento, Luiz Samuel e Marcus Vinícius da Silva, também formados pela universidade. O Coral Municipal de Cajamar havia sido o vencedor da fase regional – Grande São Paulo – do Mapa Cultural Paulista na temporada 2009/2010.

A Companhia Canto Vivo, de Jundiaí, é regida pela maestrina Cláudia Queiroz, formada em regência pela Unicamp em 1991. O Canto Vivo existe desde 1986, e está sob a batuta de Cláudia desde 1992. Além do Canto Vivo, ela é responsável por mais três corais: o Coral Municipal de Jundiaí, o Coral Divino Em Canto, ligado a uma escola jundiaiense, e o Coral Azul e Branco, de um clube da cidade. A maestrina conta que, durante cerca de 20 anos, trabalhou também com orquestras, principalmente de jovens. “Mas há cerca de um ano decidi ficar só com voz”, disse. O Canto Vivo já havia chegado duas vezes à final do Mapa Cultural Paulista, em 2000 e 2009.

Durante a realização do Mapa Cultural, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Estado para participar de atividades culturais, em quatro fases. Em cada fase, os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região e, ao final, na fase estadual, na capital paulista.