Unicamp recebe visitas dos Estados
Unidos, da Holanda e do Canadá
30/04/2014 - 15:31
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A Unicamp recebeu algumas comitivas internacionais nas duas últimas semanas. Na terça-feira (dia 22), a Universidade de Notre Dame, dos Estados Unidos, enviou representantes para avaliar oportunidades de colaboração entre as duas instituições. A recepção foi feita pela Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri), representada pelo vice-reitor Luis Augusto Barbosa Cortez; pelo professor José Pissolato Filho, assessor da Vreri; além da professora Laura Sterian Ward, assessora para Assuntos Internacionais e coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras na Unicamp. A comitiva da universidade americana foi composta por Nick Entrikin, vice-presidente e reitor associado para Internacionalização, e Thais Burmeister Pires de Campos, representante da universidade americana no Brasil. Foram levantadas propostas para estreitar áreas de pesquisas das duas instituições.
Já na segunda-feira (dia 28), estiveram na Unicamp membros do Ministério de Assuntos Econômicos da Holanda ligados ao BE-Basic – consórcio público-privado constituído pelas principais universidades, institutos de pesquisas e empresas daquele país, liderado pela Delft University of Technology. O grupo foi recepcionado pelo professor Luis Cortez (Vreri); pela professora Telma Franco, coordenadora do Centro para Planejamento de Energia da Unicamp; pelo professor Andreas Gombert, coordenador do programa de pós-doutorado em Bioenergia da Unicamp; por Ernst-Jan Bakker, coordenador do escritório da BE-Basic na Unicamp; e por Angélica Torresin, também da Vreri.
A universidade mantém um convênio com esse consórcio desde 2013. De acordo com o vice-reitor Luis Cortez, “eles vieram para ter nossas impressões, o que achamos da presença do BE-Basic na Unicamp, das ações e dos compromissos - o que se espera em termos de mobilidade e de apoios a projetos”. A delegação era composta por nove integrantes, dentre eles, Anne Reijbroek, Bio-based Economy, Hillefien Strijland, European coordination, e Hanneke Lisa van Hoof, do programa de visitas holandesas. Para o vice-reitor, o encontro foi positivo e bem avaliado pelos integrantes da comitiva.
No dia 29, a reunião foi com representantes da Universidade de Toronto. Luis Cortez (Vreri); Laura Sterian Ward, do programa Ciência sem Fronteiras; e Vanessa Sensato, gerente de comunicações da Agência de Inovação Inova da Unicamp, receberam o professor Peter N. Lewis, vice-presidente associado de pesquisas e inovações; e Paul Santerre, do Instituto de Biomateriais e Bioengenharia da universidade canadense. “O objetivo desse encontro foi o de estreitar parcerias e analisar projetos comuns”, informou a professora Laura Sterian. A Universidade de Toronto concentra o maior número de estudantes brasileiros do programa Ciências sem Fronteiras. São cerca de 600 alunos, de várias instituições nacionais. Os professores canadenses também participaram da conferência internacional que ocorreu nos dias 28 e 29 na Faculdade de Ciências Médicas - Chemical Probe-based Open Science: Uncovering New Human and Plant Biology.
Também no dia 29, Augusto Vogel - diretor adjunto para a América Latina e África Subsaariana do US Office of Naval Research - visitou a universidade e foi recebido pelos professores e assessores da Vreri, José Pissolato Filho e Max Henrique Machado Costa. O objetivo do encontro foi criar grupos de interface nos Estados Unidos para que projetos futuros de cientistas da Unicamp tenham possibilidade de ser financiados pelo escritório americano. O US Office of Naval Research fica no consulado dos Estados Unidos, em São Paulo.