Fórum discute o esporte e suas relações
com a nutrição, psicologia e neurociências

08/05/2014 - 15:28

/
A organizadora Paula Fernandes

A organizadora Paula Fernandes

Evento realizado na quinta-feira (8)

Evento realizado na quinta-feira (8)

Público acompanha Fórum

Público acompanha Fórum

Erick de Oliveira, da Federal de Uberlândia

Erick de Oliveira, da Federal de Uberlândia

Palestra da manhã abordou esporte e nutrição

Palestra da manhã abordou esporte e nutrição

O Fórum Permanente de Vida e Saúde, realizado nesta quinta-feira (8) no Centro de Convenções da Unicamp, discutiu o esporte e suas relações com a nutrição, psicologia e neurociências. O evento trouxe especialistas de diversos campos para situar os avanços em pesquisas nestas áreas. 

“O esporte tem que ser estudado e reconhecido em todas as suas relações. O objetivo do evento é, portanto, discutir as relações do esporte com as questões nutricionais, das neurociências e da psicologia. A nutrição, por exemplo, é fundamental já que o atleta, de alto rendimento ou não, precisa de uma suplementação especial para nutrir o seu corpo. A neurociência, um ramo novo no esporte, interfere também no desempenho e rendimento do praticante. E a psicologia também”, explicou a organizadora Paula Teixeira Fernandes, professora da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. 

A docente, que atua no campo da psicologia do esporte e neurociências, afirma que as pesquisas nestas áreas buscam, por meio desta interrelação, um esporte cada vez mais focado na alta qualidade. Ela situou, no âmbito da Unicamp, os últimos estudos sobre o tema. 

“Existem diferenças cerebrais relevantes entre pessoas que praticam esporte de alto rendimento daquelas sedentárias. Estamos finalizando um estudo na área do futebol com proposições táticas. O trabalho analisa, por exemplo, se o cérebro do zagueiro é diferente do cérebro do atacante dentro destes parâmetros táticos. Estamos fazendo investigações também envolvendo a neurociências e a nutrição. Analisamos a ativação cerebral pelo consumo de carboidrato”, revela. 

Conforme Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da reitoria e docente da FEF, os Fóruns Permanentes buscam trabalhar, justamente, a interdisciplinaridade de temas de interesse para a sociedade. Ele participou da abertura do evento, juntamente com o diretor da unidade, Paulo Ferreira de Araújo; com o assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), José Marcos Pinto da Cunha; e com os professores da FEF, João Paulo Borin e Odilon José Roble, respectivamente coordenadores de Graduação e de Extensão da Faculdade de Educação Física. 

 “A ideia destes eventos é que tenhamos eixos comuns para que possamos construir discussões temáticas e de argumentação entre várias questões. Nos últimos anos o esporte tem tomado dimensões cada vez mais profundas de envolvimento de pesquisadores de diferentes áreas. E isso é extremamente importante não só para atletas de alto desempenho, mas para aquelas pessoas que buscam na atividade física e no esporte melhoras de saúde, capacidade cardiorrespiratória, das condições psicológicas e de bem-estar”, salientou Paulo Cesar Montagner. 

Programação
No período da manhã, o evento, sistematizado pela CGU, contou com uma palestra do especialista Erick Prado de Oliveira, docente Universidade Federal de Uberlândia. Ele falou sobre as novas práticas para as recomendações nutricionais no exercício físico aeróbico. Em seguida, o doutorando da Unesp, Rodrigo Minoru, discorreu sobre os padrões bioquímicos de atletas. 

À tarde, uma mesa redonda debateu as novas perspectivas da neurociência do esporte. Participaram, Fernando Cendes, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp; Camila Teixeira, doutoranda da FCM e a organizadora Paula Teixeira Fernandes.

Comentários

ótima palestra abordando vários temos em relação a saúde e seus segmentos como nutrição x atividade física..
parabéns

Email: 
academiamutante@bol.com.br