Médica boliviana visita Unicamp
e fala sobre parto humanizado

09/05/2014 - 16:04

A médica boliviana Vivian Tatiana Camacho Hinojosa

A médica boliviana Vivian Tatiana Camacho Hinojosa, da Universidade de San Simon, em Cochabamba, esteve na Unicamp na última quarta-feira (7) para uma ‘roda de conversa’ sobre parto humanizado no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara). Ela também visitou o Hospital da Mulher Prof. Dr. “José Aristodemo Pinotti” (Caism). As visitas foram organizadas pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), orgão ligado à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac).

Vivian Hinojosa, especialista em parto humanizado e natural, é médica na Universidade de San Simon, com formação na Universidade de Ghent, em Gent, na Bélgica. O objetivo da visita, de acordo com ela, é conscientizar as mulheres, médicos e estudantes sobre a importância do parto humanizado.  

“A Holanda é um exemplo da humanização do parto. Boa parte dos bebes daquele país nascem em casas, de forma segura. Tanto é que o índice de mortalidade materno infantil está entre os mais baixos do mundo. Lá as parteiras atendem nas casas e o governo cobre os custos”, exemplifica.

“Queremos fazer com que nossas mulheres tomem consciência de sua responsabilidade com seus corpos, que elas sejam conscientes que parir é um ato natural que pode ser lindo. A dor pode ser controlada. Outro aspecto a ressaltar é o direito ao parto humanizado para as milhões de mulheres do mundo”, completou. (Colaborou José Irani Dias Neto)