Museus expõem suas
coleções com conexões

12/05/2014 - 16:17

Coleções criam conexões. Os três museus da Unicamp – o Exploratório de Ciências (MC), o de Zoologia do Instituto de Biologia (IB) e o de Artes Visuais (MAV) – desenvolveram uma série de atividades gratuitas para mostrar ao público que a arte dialoga com a ciência e vice-versa. A programação, que integra a 12ª Semana Nacional de Museus, começa nesta segunda-feira (12) e vai até domingo (18). As atividades estão concentradas no MC, com eventos na sede do museu, no ciclo básico e na lagoa do Taquaral. A Galeria de Arte do Instituto de Artes (IA) também participa da semana (veja programação abaixo).
Monitor orienta o visitante do Museu de CiênciasOs visitantes podem ‘viajar’ em uma mostra com animais silvestres esculpidos em cerâmica, pintados em relevo – elaborados por crianças e pré-adolescentes surdos e direcionados para pessoas com cegueira ou baixa visão. Há também palestras sobre astronomia e cosmologia, com direito à observação em campo. Exposição sobre a biodiversidade animal e como as cores representam os ‘estilos de vida’ da fauna. Shows e como os mesmos acordes musicais podem propiciar emoções diferentes em nossos cérebros. Sessões que levam à exploração do mundo nanoscópico por meio de imagens, músicas e simulações de um modo lúdico e descontraído. 
O diretor do Museu de Ciências, Ernesto Kemp
“O papel dos museus de ciências é participar e colaborar para um esforço que tem caráter mundial, que é a semana nacional. A semana é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, que segue uma diretriz internacional, vinda do Conselho Internacional de Museus – o Icom [na sigla em inglês]. Portanto, todo ano, para comemorar o dia dos museus em escopo global, que é o dia 18 de maio, o Icom determina um tema norteador. Neste ano é: coleções criam conexões. E todas as nossas ações estão estruturadas, nesta semana, para dar contribuição a esta proposta mundial”, situou o diretor do Museu de Ciências da Unicamp, Ernesto Kemp, docente do Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’. Ele presidiu a abertura oficial da Semana na Unicamp, na manhã desta segunda feira (12) na sede do MC.
A pesquisadora do Museu de Zoologia, Michela Borges“O Museu de Zoologia do IB tem o papel de interligar o público e a comunidade da Unicamp com as pesquisas desenvolvidas nesta área na Universidade. A exposição que montamos como parte da semana de museus é um exemplo disso: tentamos expor nestas quatro salas um pouco do que se conhece sobre a fauna do planeta. É uma tentativa de mostrar, de um modo mais atrativo, alguns resultados que a comunidade científica tem apresentado”, acrescentou Michela Borges, pesquisadora do Museu de Zoologia da Unicamp. Ela informa que a exposição “Biodiversidade Animal: Estilos de Vida” acontece no próximo sábado (17), das 10 às 17 horas. É possível também agendar visitas monitoradas às segundas-feiras e terças-feiras no endereço.
Animais empalhados no Museu de Zoologia
O evento de abertura da Semana Nacional de Museus foi acompanhado pela docente Maria de Fátima Morethy Couto, diretora do MAV, museu cujas instalações ainda estão em construção na Unicamp. O MAV participa com a exposição “Animais silvestres em arte cerâmica”, que ocorrerá nas dependências do Museu de Ciências. A abertura contou ainda com a presença do diretor-associado do Museu de Ciências, Rickson Coelho Mesquista; Lúcia Reily, professora da Unicamp e curadora da exposição “Animais silvestres em arte cerâmica”; com o representante da Prefeitura de Campinas, Daniel Santini; além de funcionários da Unicamp, monitores e visitantes. 
A curadora Lúcia Reily
Programações:
Museu de Ciências
O Museu de Ciências oferece atividades guiadas para visitação às praças Clima Tempo e Tempo Espaço, Exposição: Explorações e Conexões, sessões agendadas de Nanoaventura, observação dos astros acompanhadas por astrônomos, apresentações culturais e Oficinas "Caminhão Oficina Desafio". As atividades acontecem no Museu de Ciências, Ciclo Básico e Lagoa do Taquaral, conforme programação.  

Exposição com animais esculpidos em cerâmicaMuseu de zoologia
Biodiversidade Animal: Estilos de Vida
A exposição, composta por quatro módulos, exibe uma variedade de animais taxidermizados e vivos, que vão desde os organismos unicelulares até os grandes mamíferos. No módulo água, os visitantes têm contato com o imenso mundo das águas, observando aquários de água doce e salgada, com peixes e diferentes invertebrados marinhos. Em outra sala, na “Cidade das Formigas-Saúvas”, aprende-se sobre a organização das colônias, alimentação, reprodução e a organização destes animais tão presentes em nosso dia a dia.

No módulo “Invertebrados e Vertebrados: Formas e Cores”, é possível conhecer animais de diversas espécies, formas e tamanhos. Nesta sala, a maior de todas,o visitante terá dimensão da diversidade do mundo animal e como ela se distribui nos ambientes brasileiros. Na sala “Hóspedes e Penetras” é possível relacionar os animais encontramos em nossas casas. Seriam hóspedes ou penetras? 

Outras informações sobre a exposição no endereço.
Exposição no Museu de Zoologia, módulo água
Galeria de Arte da Unicamp
12 a 15 de maio, das 9 às 17 horas 
Exposição 1/17 
A escolha deste período se deve ao fato de há 17 anos o Centro de Pesquisa em Gravura ser fundado e iniciar a coleção de um acervo com um vasto conjunto de gravuras, fruto de doações e da contribuição de artistas que passaram pelo Laboratório de Gravura ao longo deste período. A partir deste acervo, foram reunidas para esta mostra um conjunto de obras que conta um pouco da história da pesquisa gráfica na Unicamp.

Acervo parcial do Centro de Pesquisa em Gravura da Unicamp.
Coordenação: Lúcia Fonseca.

14 de maio, das10 às 12 horas
Palestra – "Iluminação de Espaços Museológicos - Em busca de um projeto ideal", com Valmir Perez, responsável pelo Laboratório de Iluminação da Unicamp.

14 de maio, das 14h30 às 16h30
Oficina: “Montagem, manuseio e embalagem de obra de Arte”
Ana Paula Andrade, responsável pelas montagens de exposição e produção de eventos da Galeria de Arte.

15 de maio, 10h30 às 11h30
Palestra: “Serviço Educativo: abordagens de espaços culturais”
Walkiria Pompermayer Morini, coordenadora do Serviço Educativo e Assistente Técnica da Galeria de Arte.

15 de maio, das 14 às 16h30.
Palestra: "A Fotopintura brasileira no século XIX", com Marli Marcondes - especialista em Conservação de Acervos do Centro de Memória da Unicamp.

Informações: (19) 3521-6561