Portas abertas em projeto
em parceria com a Embraer
15/05/2014 - 15:48
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O professor Christos Christopoulos, que atua na Universidade de Nottingham (UK), na Inglaterra, chegou à Unicamp na segunda-feira (12) para desenvolver uma colaboração com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) da Universidade nas áreas de simulação, material composto, alta tensão, descargas atmosféricas e sistemas de potência em geral, sobretudo num projeto envolvendo a Embraer, de grande relevância para a indústria aeronáutica. Ele ministrou duas palestras na Feec na última quarta-feira e nesta quinta-feira. Abordou o tema Eletromagnetismo.
Um dos assuntos que ele veio discutir na Unicamp é a substituição do alumínio por material composto (fibra de carbono). De acordo com José Pissolato Filho, professor da Feec, a Embraer ainda precisa se debruçar muito no efeito das descargas atmosféricas, quando ela atinge o avião. Um gargalo é que, se houver uma descarga no tanque de gasolina, a aeronave pode explodir. "Por isso é que temos que fazer duas coisas ao mesmo tempo: testar materiais como a fibra de carbono e, ao mesmo tempo, realizar simulações numéricas para saber até quanto o avião suporta uma descarga atmosférica", explica Pisssolato.
Christos Christopoulos, que atua em engenharia elétrica, com física do fenômeno e simulação numérica, deve retornar ao seu país de origem na quarta-feira da semana que vem (21). Ainda nesta sexta-feira, Pissolato acompanha o visitante numa viagem a São José dos Campos, SP, onde devem visitar a Embraer. O pesquisador deve fazer uma apresentação sobre os problemas que podem ser pesquisados e ouvir da parte deles onde a Embraer se encaixa nesta pesquisa, que está abrindo novas portas para a indústria aeronáutica. Após a visita, será fechado um acordo de cooperação mais detalhado, não somente para a troca de alunos de pós-graduaçao da Unicamp, mas também a proposição de projetos conjuntos para a Embraer e para outras empresas brasileiras e europeias.
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Caros, o grande problema da
Caros, o grande problema da descarga elétrica sobre um avião de composto é a delaminação do material, fazendo com que ele perca suas características mecânicas, e não o risco de explosão do tanque.