CIS-Guanabara sedia
Food Revolution Day

16/05/2014 - 14:20

Campinas participou pela primeira vez, nesta sexta-feira (16), do Food Revolution Day (FRD), ação criada pelo chef de cozinha britânico James Oliver e ocorre em dezenas de cidades do mundo. A maioria das atividades, como palestras, debates e oficinas de culinária, esteve concentrada no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara). O objetivo do evento, conforme a embaixadora do FRD na cidade, a nutricionista Ticiane Gonçalves Bovi, é difundir os benefícios proporcionados pela alimentação saudável.

O conceito do FRD, conforme Ticiane, está baseado em três pilares: cozinhar, compartilhar e vivenciar. A ação é realizada toda segunda sexta-feira de maio, em diversos pontos do mundo. No Brasil, o evento aconteceria em dez diferentes estados. “São Paulo é o Estado com o maior número de atividades. Campinas está participando pela primeira vez. Esperamos que seja a primeira de muitas participações”, afirma a embaixadora local.

Ticiane explica que o FRD tem por finalidade estimular os participantes a levarem os princípios da alimentação saudável para casa, trabalho e comunidade. “A ideia é que cada um replique os aprendizados com o maior número de pessoas possível. Queremos que a população entenda que a comida saudável é fácil de ser feita, saborosa e que provoca saciedade”. A nutricionista destaca que o evento não teria sido realizado em Campinas se não fosse o comprometimento da coordenação e dos funcionários do CIS-Guanabara.

No local, foram realizadas palestres sobre temas como agroecologia e agrobiodiversidade, oficina de compostagem, lançamento do mapa das feiras de agricultura orgânica de Campinas, lançamento de livro e uma maratona de chefs de cozinha, durante a qual os profissionais ensinaram os presentes a preparar pratos saudáveis como tabule, panqueca, salada de frutas, fettuccine com ora-pro-nobis e sorbet de frutas. “Também organizamos uma oficina de culinária na escola estadual Orosimbo Maia, voltada aos alunos. Entendemos que as crianças são excelentes multiplicadoras de informações”, acrescentou Ticiane.

O FRD nasceu há três anos, pelas mãos do chef britânico James Oliver, conhecido mundialmente por seus programas de TV e por sua campanha em favor da alimentação saudável. O evento é promovido pela Fundação James Oliver. Até o momento, 74 países já participaram da iniciativa. Estima-se que o FDR já conte com aproximadamente 900 embaixadores espalhados pelo mundo, defendendo a causa liderada pelo cozinheiro.