Universidades britânicas estreitam
relações com a Unicamp
22/05/2014 - 16:21
- Text:
- Images Editor:
Na última semana, a Unicamp recebeu duas visitas de universidades do Reino Unido. Na terça-feira (13), as professoras Teresa Dib Zambon Atvars, pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, e Laura Sterian Ward, coordenadora do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) na Unicamp, receberam representantes da Durham University (England). Foram discutidos os fundamentos do acordo já estabelecido entre as duas universidades, visando estreitar parcerias em pesquisa.
Participaram da reunião, também, o professor Watson Loh, diretor do Instituto de Física: o professor Abner de Siervo, do Instituto de Física, e o professor Phil Macnaghten, professor visitante da Durham University no Instituto de Geociências; além de dois estudantes de graduação, um da Física e outro da Química, que devem iniciar seu programa de graduação sanduíche, pelo do CsF, no próximo semestre.
Durante a reunião, o professor Martin Ward, chefe do departamento de física da Durham University, apresentou o programa interdisciplinar que dirige, o Institute of Advanced Study, onde o princípio é ter pessoas de diferentes formações e de diferentes visões discutindo temas específicos.
Na quinta-feira (15), representantes do Sterling Group, uma rede composta por mais de 20 universidades do Reino Unido, estiveram em reunião com os professores Alberto Luiz Serpa, diretor associado da Faculdade de Engenharia Mecânica, e José Pissolato Filho, assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) da Unicamp. O objetivo foi estreitar relações na pesquisa entre as universidades da rede e a Unicamp. Dois acordos já estão em andamento com universidades que estavam representadas na visita. O foco desta reunião foram as pesquisas na área de Engenharia Mecânica.
Academia de Estudos de Alto Nível de Luanda busca parceria
Na mesma quinta-feira (15), uma comitiva do Ministério da Educação de Angola esteve na Unicamp em busca de apoio para a Academia de Estudos de Alto Nível, recentemente criada em Luanda, capital da República de Angola. A Academia tem como objetivo aprimorar a formação de docentes para as universidades angolanas, por meio de cursos de pós-graduação nas áreas de: Ciências da Educação e Humanidades; Ciências, Engenharias e Tecnologias; e Ciências da Saúde.
Participaram da reunião os professores Eleonora Albano, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), e Max Henrique Machado, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Vreri. Além da professora Cláudia Wanderley, do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, que já desenvolve pesquisa em parceria com Angola. As parcerias entre a Academia e a Unicamp devem envolver a ida de professores brasileiros para Angola, entre outras atividades.