Reitor da Unicamp recebe
cônsul-geral da Alemanha no Brasil
29/05/2014 - 16:07
- Text:
- Images:
- Images Editor:

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, recebeu na manhã desta quinta-feira (29), em seu gabinete, o cônsul-geral da Alemanha no Brasil. Friedrich Däuble, que assumiu o cargo há 10 meses, também foi recepcionado pelo assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), Max Henrique Machado Costa, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). É a primeira vez que o representante alemão vem a Unicamp.
“O consulado-geral no sistema alemão tem as tarefas muito parecidas com a de uma embaixada. Estamos, portanto, em todos os setores da cooperação bilateral: político, econômico, científico e cultural. Por isso, é muito importante conhecer as instituições relevantes em todos estes setores. E a Unicamp é, seguramente, uma das mais importantes universidades do Estado de São Paulo e do país”, revelou Friedrich Däuble, sobre as intenções da visita.
Na ocasião, o cônsul-geral da Alemanha, cujo escritório está sediado em São Paulo, afirmou que o município pode ser considerado como a “maior cidade industrial alemã”, até mesmo na comparação com cidades alemãs. Isso, segundo ele, devido à grande presença de industrias germânicas no território paulista. Friedrich Däuble acrescentou que há mais de 1000 empresas alemãs instaladas no Estado, com 250 mil trabalhadores sendo empregados.
O reitor Tadeu Jorge agradeceu a visita e o interesse pela Unicamp, salientado, por sua vez, que “interessa muito à Universidade a intensificação da relação bilateral entre Brasil e Alemanha, sobretudo no campo acadêmico e científico. A Unicamp tem uma presença muito forte na inovação científica e tecnológica e isso faz, evidentemente, ligações importantes com empresas e indústrias.”