Livro analisa impactos de
megaeventos esportivos

29/05/2014 - 12:36

O professor Marcelo Weishaupt Proni, diretor associado do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, lançou na manhã desta quinta-feira (29), juntamente com os economistas Raphael Brito Faustino e Leonardo Oliveira da Silva, o livro Impactos Econômicos de Megaeventos Esportivos. Através da obra, os autores propõem uma reflexão crítica acerca dos benefícios prometidos com a realização, pelo Brasil, da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Estiveram presentes ao lançamento, que ocorreu no Auditório Jorge Tápia do IE, os professores Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da Reitoria e que prefaciou o volume; Teresa Atvars, pró-reitora de Desenvolvimento Universitário; Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação; Fernando Sarti, diretor do IE; Júlio César Hadler Neto, coordenador do Fórum Pensamento Estratégico (Penses); e Claudio Boschi, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CREF) de Minas Gerais.

De acordo com Paulo Cesar Montagner, que foi o principal incentivador da elaboração do livro, a obra tem diversas importâncias. Ele destacou duas delas. “Além de reforçar a relevância do esporte como tema de interesse acadêmico, o livro preenche uma lacuna na literatura, visto que o Brasil ainda produz pouco nessa área do conhecimento”, afirmou. Teresa Atvars acrescentou que o volume também cumpre a missão de promover a comunicação entre a Unicamp e o público externo. “Com isso, a sociedade tem a oportunidade de se apropriar do conhecimento gerado pela Universidade”.

Na mesma linha, Luís Alberto Magna considerou que o livro é revelador da sintonia da Unicamp com as aspirações e interesses da sociedade. “O livro toca em um tema atual e que vem sendo objeto de debates acalorados. Os textos certamente ajudarão os leitores a entender melhor este momento e a tirar uma posição crítica sobre os megaeventos esportivos”. Para os autores, o principal objetivo da obra é realmente contribuir para qualificar o debate em torno dos possíveis impactos (positivos e negativos) que os megaeventos esportivos podem trazer ao país.

Conforme MarceloWeishaupt Proni, as discussões em torno dos eventuais legados da Copa e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos têm sido marcadas pelo maniqueísmo, inclusive por parte da mídia. “Essa postura empobrece muito o debate. Nossa intenção é oferecer elementos para tornar essas reflexões mais sérias e ponderadas. Esperamos, ainda, que o livro ajude a amadurecer a compreensão da sociedade para a necessidade de fiscalizar as ações que envolvem o interesse público”, pontuou. Mais detalhes sobre o livro Impactos Econômicos de Megaeventos Esportivos podem ser encontrados em matéria publicada pelo Jornal da Unicamp, neste link.