FCA bate seu próprio recorde em ponte de espaguete
Grupo vencedor conseguiu construir ponte de espaguete que suportou 162 kilos |
Alunos do curso de Engenharia de Manufatura bateram o recorde da faculdade e construíram uma ponte de espaguete que suportou 162 kilos. Ano passado, o peso máximo suportado havia sido 134 kilos.
A competição universitária de pontes de espaguete é famosa no brasil e no exterior e todos os anos as faculdades de engenharia realizam seus próprios torneios e comparam resultados. Na FCA, o projeto e construção da ponte valem 20% da nota final do semestre e a competição é acompanha de perto por toda faculdade. É interessante notar que, caso a Faculdade estivesse inscrita na competição mundial, teria conquistado a 11ª posição, vindo logo após a Universidade Federal de Minas Gerais e na frente de instituições de Portugal, Hungria e Sérvia.
Os grupos iniciam o planejamento das pontes no começo do ano, mas a construção é realizada somente uma semana antes da competição, caso contrário o espaguete e a cola secam e não apresentam resistência máxima. Os alunos entregam também um projeto técnico descrevendo os cálculos e processos de construção e a atividade faz parte da disciplina Mecânica Geral, do Professor Marcos Degani.
"É preciso muito capricho, atenção e calma para lidar com aquilo que não sai conforme o esperado. Vimos que este ano a competição seria difícil, pois havia muitas pontes boas", diz Raiane, aluna do grupo vencedor.