Lauro Kubota assume direção
do IQ no lugar de Watson Loh

17/06/2014 - 09:59

/
O professor Watson Loh

O professor Watson Loh

O reitor Tadeu Jorge

O reitor Tadeu Jorge

O professor Lauro Kubota

O professor Lauro Kubota

Os professores Lauro Kubota e Carlos Ramos tomaram posse na tarde desta segunda-feira (16), respectivamente, como diretor e diretor associado do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, para o cumprimento de um mandato de quatro anos. Eles substituem os professores Watson Loh e Antonio Claudio Herrera Braga. A sessão solene, realizada no auditório da unidade de ensino e pesquisa, foi presidida pelo reitor José Tadeu Jorge. O coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Penteado Crósta, também esteve presente à cerimônia. Vídeo

Ao falar sobre o fim da sua gestão à frente do IQ, Watson Loh se disse aliviado principalmente por dois motivos. Primeiro, pela certeza do dever cumprido. Segundo, porque está seguro de que o Instituto estará em boas mãos durante o próximo quadriênio. Entre as realizações do período, Loh destacou, entre outras, as atividades do Ano Internacional da Química, a construção da área de vivência e a instalação da Secretaria de Pesquisa, que passou a dar maior suporte à gestão dos projetos na área. “Nós também solicitamos a certificação do nosso curso de graduação junto à Royal Society of Chemistry, uma das entidades mais importantes do mundo na área da Química. Dentro de poucos dias deveremos ter uma definição sobre nosso pedido”, informou.

Loh destacou, ainda, que as realizações feitas durante a sua gestão não teriam sido possíveis sem o apoio de docentes, alunos e funcionários. “Agradeço a toda a comunidade do IQ pelo apoio ao longo dos últimos quatro anos”. O professor Lauro Kubota afirmou que decidiu concorrer à direção da unidade de ensino e pesquisa como forma de retribuir ao Instituto um pouco do que este lhe proporcionou. “Cheguei aqui para fazer o doutorado e este ano estou completando 20 anos como docente. Ao alcançar o topo da carreira, entendi que era o momento de retribuir parte do que me foi proporcionado”, explicou.

Kubota revelou estar ciente de que ele e seu diretor associado terão um grande desafio pela frente. Segundo o docente, o IQ é uma referência internacional no ensino e na pesquisa da Química. “Vamos ter que trabalhar muito para buscar novos caminhos que permitam que o Instituto continue ocupando uma posição de vanguarda no cenário nacional e internacional. Para isso, vamos precisar do apoio de toda a comunidade e também da Reitoria, naquilo que for possível”. Alvaro Crósta agradeceu os dirigentes que deixaram o cargo pelos serviços prestados ao IQ e à Unicamp e colocou a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) à disposição dos novos diretores.

Na mesma linha, o reitor Tadeu Jorge também agradeceu Loh e Herrera por contribuírem para manter o IQ entre as unidades de ensino e pesquisa mais destacadas do país. “Quando o IQ vai bem, a Unicamp também vai bem. Não por acaso, o Instituto de Química é referência internacional na formação de recursos humanos qualificados, que saem daqui totalmente preparados para o exercício profissional”. Tadeu Jorge destacou também a elevada qualidade da pesquisa feita no IQ, materializada, entre outros aspectos, no número artigos publicados pelos seus docentes e pesquisadores em revistas de alto impacto, bem como no número de patentes registradas pela unidade.

“Além disso, o IQ também tem uma longa tradição no desenvolvimento de atividades de extensão, pois mantém estreitas relações com diversas instituições públicas e privadas do país”. Ao finalizar, o reitor se dirigiu a Kubota e Ramos para lhes desejar boa sorte e colocar a Reitoria à disposição de ambos. “Vocês terão uma missão complexa pela frente, que será buscar novos meios de elevar ainda mais o patamar de qualidade do Instituto. Mas, pelo que ouviu aqui, tenho certeza de que não faltarão a ambos disposição e dedicação nesse sentido. A Reitoria estará de portas abertas para ajudá-los no que for preciso”.