IQ comemora Dia do Químico
com homenagem a Inés Joekes

18/06/2014 - 16:37

O Instituto de Química (IQ) da Unicamp promoveu na tarde desta quarta-feira (18) uma cerimônia dividida em duas partes para comemorar o Dia do Químico. Na primeira, foi feita uma homenagem à professora Inés Joekes, falecida em outubro de 2013, que passou a dar nome ao auditório da unidade de ensino pesquisa. Na segunda, foi inaugurado o boulevard do Instituo, uma área de vivência colocada à disposição de estudantes, docentes e funcionários. O publicou lotou o auditório para acompanhar a solenidade.

De acordo com o diretor do IQ, professore Watson Loh, cujo mandando se encerra no próximo dia 25 de junho, o Instituto decidiu homenagear Inés Joekes principalmente por causa da visão institucional que ela sempre demonstrou. “As suas posições, por mais críticas que fossem, tinham como principal objetivo a defesa dos interesses do Instituto”, explicou. A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Atvars, também destacou a contribuição dada por Inés Joekes ao IQ e à Unicamp.

De acordo com a pró-reitora, Inés Joekes coordenou o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) em duas oportunidades e por diversas vezes foi representante docente no Conselho Universitário (Consu), ocasiões em que colaborou para o enriquecimento dos debates acerca dos problemas da Universidade. “A professora Inés deixou um exemplo de participação, profissionalismo e integridade para todos os que conviveram com ela. Esta é uma homenagem mais que justa”, considerou.

Ex-orientado de Inés Joekes e atual docente da Universidade Federal de Itajubá, Antonio José Faria Bombard enfatizou o lado humanista da homenageada. Segundo Bombard, apesar de muito exigente com seus alunos, Inés Joekes também sempre foi muito acolhedora. “Ela me acolheu num momento difícil da minha vida acadêmica. Se ela não me jogasse um bote salva-vidas naquela ocasião, eu certamente teria naufragado. Eu me sinto honrado por poder participar desta homenagem”, declarou.

Conforme o diretor-associado do IQ, professor Antonio Claudio Herrera Braga, o boulevard entregue à comunidade do Instituto começou a ser construído em 2010. Inicialmente, foi entregue um mural com 400 m2 que retrata alguns dos momentos mais marcantes da história da ciência, como o Big Bang e as viagens espaciais. “Agora, estamos entregando o boulevard, que conta com 1.900 m2 de área. Esperamos que ele seja muito bem-aproveitado pela nossa comunidade”, disse.


Comentários

Parabéns à diretoria do Instituto de Química pela homenagem prestada à Profa. Inés Joekes. Considero que as pessoas que conviveram com ela como profissional e como amigos foram privilegiados, e com muito orgulho e saudade me considero uma dessas pessoas.

Email: 
elietesb@uol.com.br

Quanta saudade, INÉS JOEKES deixou... Ela era minha Guru, nos momentos difíceis, políticos e polêmicos, que mesmo aqui em Itajubá-MG, na UNIFEI, me ajudava a discernir e pensar a vida na Universidade... Inés era sim, uma Anarquista, pero siempre, una HUMANISTA! Como bem disse o Euler, outro de seus ex-alunos, O IQ UNICAMP fez uma merecida homenagem à Inés-quecível...

Email: 
antonio.bombard@gmail.com