Ex-aluna da Unicamp participa
do programa Prelúdio da Cultura

24/06/2014 - 12:19

Érika Andrade, cantora lírica formada pela Unicamp, é a única representante de Campinas no programa Prelúdio, da TV Cultura, atração que une a música erudita ao tradicional formato de show de calouros. A soprano gravará a sua primeira apresentação no próximo dia 27 de julho. Caso vença a competição, que contará com outros 22 concorrentes, Érika ganhará duas bolsas de estudos: uma oferecida pela Academia Franz Listz, de Budapeste, e outra pelo Instituto Goethe, da Alemanha.

Feliz com a oportunidade, a artista conta que tem intensificado os estudos e as aulas de canto como forma de se preparar para a competição. “O programa tem tradição em reunir artistas de elevada qualidade. Por isso, é preciso muita dedicação para garantir um bom desempenho”, explica. Formada em canto lírico pela Unicamp em 2011, Érika considera que vencer o programa daria um grande impulso à sua carreira. “Ter uma experiência internacional em instituições tão renomadas certamente abriria muitas portas. Entretanto, mais do que alcançar o primeiro lugar, desejo adquirir novas experiências e um novo desafio de cantar frente às câmeras, além de ter a oportunidade de conquistar novos contatos e visibilidade nacional”, afirma.

Os participantes do programa foram selecionados por meio de um vídeo postado no canal Youtube contendo duas peças de livre escolha e também pelo currículo. Érika optou pelas obras Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos, e O quante volte, da ópera I Capuletti ed i Montecchi, de Vinvenzo Bellini. “Um dos objetivos da escolha da música de Villa-Lobos foi homenagear a música erudita brasileira, que é muito difícil de ser cantada, pois o português tem muitos fonemas nasais”, diz.

Nesta edição, o programa será composto por seis eliminatórias e duas semifinais. Em cada eliminatória, quatro candidatos se apresentam, são avaliados por uma banca de jurados e concorrem a uma vaga nas semifinais. Além dos seis vencedores das eliminatórias, o maestro Júlio Medaglia, apresentador da atração, irá convocar mais dois candidatos que se destacarem ao longo do programa para completar o time de semifinalistas. De cada semifinal, dois candidatos serão classificados para a final que acontecerá no dia 30 de novembro na Sala São Paulo.

Desde sua estreia, em 2005, o Prelúdio já premiou sete jovens talentos da música erudita. São eles: o clarinetista Thiago Naguel (2005), o violinista Rodrigo Monteiro (2006), o pianista Cristian Budu (2007), o eufonista Rafael Mendes (2008), o oboísta Ricardo Barbosa (2009), a pianista Silvia Molan (2010) e o violoncelista Isaac Andrade (2013).